terça-feira, 13 de maio de 2008

Desvendando os Quadrinhos (Scott McCloud)

Eu tropecei nesse livro quando minha orientadora do mestrado pediu que eu lesse para a discussão. Na primeira página já pensei: "Putz!Por que diabos não li isso antes?!". McCloud é um cara que fala de quadrinhos EM quadrinhos, o que, por si só, já merece meu respeito. Além de ter um traço super bacana, as páginas de "Desvendendo os Quadrinhos" são recheadas de personagens de HQs; dá até pra gente brincar de "Onde está Wally?", descobrindo quais são os personagens que estão "jogados" na página (como nas páginas 4; 30; 52 e 53).
O que eu achei mais bacana no livro é que o autor consegue falar de conceitos super difíceis de serem abordados (como Semiótica e Teoria da Arte) de uma forma bem compreensível e lúdica. Além do que, ele faz um apanhado geral, e ao mesmo tempo bem fácil de entender, de toda a "teoria" dos quadrinhos, desde sua conceituação (passando pelo mestre Eisner e sua "arte sequencial"), até as teorias de espaço, tempo e cores. E tudo isso sem ser chato ou aborrecidamente teórico!
Vale a pena ler da primeira à última página (ou, do primeiro ao último quadrinho). Mesmo sem pretensões acadêmicas. Apenas pra saciar o "nerd viciado em quadrinhos" que há dentro de cada um de nós.


Pra quem quiser dar (mais do que) uma olhada (ou quiser me dar um presente xD): AQUI!

Um comentário:

  1. Olá, também estou em fase de pesquisa sobre quadrinhos, acabei por herdar uma coleção enorme de revistas MAD e similares, que desde criança não me despertaram interesse, e enquanto ficavam amontoadas em caixas de papelão na garagem de casa. Mas agora que são minhas, precisei cuidar delas, e não é que tenho a sensação de ter achado um baú de humor perdido no tempo? Então iniciei uma árdua pesquisa sobre história em quadrinhos na web, e então achei seus comentários sobre Scott McCloud. Comprei o livro e estou certa de ter feito um excelente investimento. Se tiver algum artigo ou referencia sobre quadrinhos clássicos de humor, por gentileza, me encaminhe por email - angela.dta@gmail.com.

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...