quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cigarro, evangelizações e tolerância zero...

"Arte de Fumar
Desconfia dos que não fumam:
esses não têm vida interior, não tem sentimentos.
O cigarro é uma maneira sutil, e disfarçada de suspirar"
Mário Quintana

E essa é uma maneira minha de dizer que tenho o direito a minhas próprias escolhas. Inclusive a de fumar. Tenho me irritado deveras com toda essa "caça às bruxas" que tem sido feita com os fumantes. É cartaz, é propaganda (que, aliás, é coisa do demo!), é gente falando, é lei contra, é político querendo "banir fumante", é um circo...Do qual eu não quero ser a palhaça...
As pessoas devem entender que, como cidadã, eu tenho meus direitos (assim como não nego meus deveres). E um dos meus direitos mais queridos é o tal do "ir e vir". Não quero ser tratada como uma "criminosa", como uma "marginal". Eu sou apenas uma viciada. E o pior! Numa "droga" lícita, pela qual eu pago impostos absurdos!
O governo (e os antitabagistas doinferno!) alega que o custo com a saúde pública destinado aos fumantes é muito grande! Ora bolas! O imposto que eu pago cobre umas três vezes esse custo! E isso contando só o imposto do cigarro, porque se for falar do resto, como vi uma vez na internet, "Mãos ao alto!Isso é um imposto!".
Quantos são os argumentos dos não-fumantes evangelizadores...a)"Fumar polui o ar": você anda de carro? Seu carro polui muito mais o ar do que minha carteira de cigarro! b)"Odeio fumaça de cigarro":eu faço o máximo possível pra ser uma "fumante educada"...Não fumo perto das pessoas ou em ambientes fechados. Não "solto fumaça" na cara das pessoas na rua. E se formos partir pro "eu odeio", eu odeio evangelização, seja ela de qual tipo for. Odeio poluição sonora. c)"Você está fazendo mal pra sua saúde": pois bem, é a MINHA saúde!E dela cuido (ou não) eu! Porque não vão fazer campanha contra o consumo de gordura?! Isso também faz mal pra saúde; é capaz de matar de infarto anos-luz mais rápido que o cigarro. d)"Você vai morrer cedo": e quem me garante que você não?!
É claro que a maioria destes "contrargumentos" são tolerância zero, mas não consigo imaginar outro modo de reagir quando as pessoas atacam a minha pessoa. "Eu falo isso porque quero o seu bem!". QUÁ! Se você quer o meu "bem" mental, então não fale...
Não faço apologia ao cigarro. Assim como procuro não fazer apologia a nada...Apenas defendo o meu direito de expressão. E minhas escolhas são uma forma de eu me reinventar. Não nego que já quis parar de fumar. Que já tentei e não consegui. "Ah!Mas você não teve força de vontade!" Força de vontade é a putaqueopariu! Além do vício químico (que te faz ter crises de abstinência, que não desejo pra ninguém! A não ser, talvez, pra quem diz que "só falta força de vontade!"), existe toda a construção de vida. Você já se imaginou se alguém dissesse pra você: "A partir de hoje você não anda mais de carro" (supondo que você faça isso todo dia, claro)?!E aí mermão?! Você ia ter que se destituir de parte de você; de hábitos; de hábitos ligados aos hábitos. Reinventar a você mesmo.
Isso também teria que me acontecer se eu parasse de fumar... Teria que me reinventar...E quer saber?!, eu não estou a fim de me reinventar agora. E aqui eu sei que virão milhares e nilhares de "argumentos evangelizadores". Façamos assim, eu fico com meu cigarro, e você com sua muleta escolhida...Afinal de contas, todos temos nossas "muletas", nossas "válvulas de escape"... E como sempre desejamos nos individuar, não generalizemos... O velho e bom "cada um com seu cada qual" é sempre bem vindo...

Agora se me dão licença...Vou ali fumar um cigarro e já volto =)


3 comentários:

  1. Aeee, concordo plenamente! Todo mundo arruma um jeito pra 'espairecer' a cabeça, como uma válvula de escape.. Se faz mal à saúde? Faz sim, mas tem taaaantas outras coisas q podem matar fulano num estalar de dedos..
    E quem me garante q eu vá viver até os 80 anos de idade?? xD
    Bjoo
    =***

    ResponderExcluir
  2. Aeeee patricia... desabafa mesmo... vou roubar esse seu texto pra mim... bjos

    ResponderExcluir
  3. Aeeee patricia... desabafa mesmo... vou roubar esse seu texto pra mim... bjos

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...