domingo, 5 de abril de 2009

A arte do respeito

Desses meus mais de um quarto de século, passei 20 sendo estudante e 10 sendo professora. Me lembro com saudades da minha primeira professora, assim como da minha primeira turma de alunos. Ser aluna e professora sempre foi uma mistura pra mim, nunca consegui separar uma da outra, e meu respeito por ambos sempre foi o mesmo. E hoje, quando presencio essa guerra que se instalou, na qual professores agridem alunos, e alunos mandam professores para o hospital, me sinto muito triste e um pouco perdida. Ser professor não é apenas ficar de um lado diferente da sala de aula e deter a autoridade. Ser professor é saber compartilhar o conhecimento da vida. É respeitar aqueles olhinhos que, sonolentos, lhe dão atenção. Ser aluno não á apenas sentar entediado nas carteiras da sala de aula. É ter vontade de aprender tudo sempre. É construir seu conhecimento de vida por dentro e por fora do mundo da escola. Ser professor ou aluno é ser humano. É ter o direito de errar e o dever de reconhecer seu erro. Porque ambos compartilham grande parte de seus instantes, de seus sonhos, de suas vidas. Somos parte daqueles com os quais convivemos. Deixamos neles nossas impressões e ficamos com um pouco das deles. Numa troca infinita, onde a arte do respeito é a única coisa que garante se repousaremos tranquilamente no fim do dia, e teremos bons sonhos.

Especialmente destilado para o Tudo de Blog [Mais respeito aos professores? A juventude está perdendo os limites hoje em dia? Não há mais respeito nas relações desse tipo? Os professores, por sua vez, têm culpa nisso tudo? Eles abusam do poder e acabam atraindo esse tipo de comportamento?]

Companhia musical: Moon River - Frank Sinatra

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. TALVEZ A RESPOSTA ESTEJA JUSTAMENTE EM CONSTRUIR... LAÇOS, AFETOS, PARCERIAS, RELAÇÕES...E TALVEZ TANTO ALUNOS COMO PROFESSORES ACORDEM E NEM SE DEEM O TRABALHO DE ABRIR AS "JANELAS".

    AMEI A LEMBRANÇA DO QUINTANA, MEU POETA DO CORAÇÃO, DO CONSTRUIR COM PAZ E PIMENTA UM MUNDO MAIS BRILHANTE
    BEIJO MENINA MÁ... NÃO TÃO MÁ ASSIM

    ResponderExcluir
  3. Os tempos mudaram. E poderia ter sido para melhor, parece que está retrocedendo não é mesmo? Saudade do tempo que era bom e que talvez pensávamos que poderia ter sido melhor. Mas foi o melhor, se comparado com o AGORA.

    Bjim*

    ResponderExcluir
  4. No meu colégio ... Os professores são tão vítimas.
    Aqui ... Professor dá aula quando nós queremos. E acho tão patético da parte de meus companheiros . Mas, olho pra cara deles e vejo aquele desespero de talvez não ter tido um bom dia e ainda ter que aturar nossa indisciplina . Puxo minha cadeira um tanto a frente, nem sempre a prestar atenção ... Mas dar-lhe um pouco de minha piedade .
    Um beijo, Pirota !

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...