sexta-feira, 26 de junho de 2009

Beleza interior é uma ova!

Como diria o mestre Vinícius [e toda a humanidade depois dele], "as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental!". É claro que não falo aqui de uma beleza universal, de um tipo único e com código de barras. Mas sim daquela beleza que nos enche os olhos, que nos faz suspirar e quase quebrar o pescoço ao vê-la passar... Acho hipócrita demais toda essa balela de "ai, o que importa é a beleza interior". Se é o interior que importa, então vira do avesso, uai! E, nesse caso, o que se faz com o exterior? Ignora? Finge que foi só um acidente de percurso?
Algumas pessoas me reprimem quando digo que nunca namoraria, beijaria, iria pra cama [e toda a sorte de relacionamentos com o sexo oposto, porque sim, eu sou heterossexual], se não o achasse bonito e atraente o suficiente. Dizem que não podemos julgar as pessoas apenas pelo exterior, mas devemos dar valor ao conteúdo. Agora me digam, alguém compra uma roupa horrorosa e com defeito só porque é feita de linho? Não sei os outros, mas eu não.
E se fosse realmente verdade que o que importa é o conteúdo, o que explica essa idolatria toda por artistas? O que explica a audiência de programas de tv que mostram apenas rostinhos bonitos? O que explica a imensa quantidade de revistas de moda vendidas? O que explica que a Avon venda pra diabo? Pane no sistema? Ou será que as pessoas querem passar por politicamente corretas, mas nofundonofundo queriam que o namorado, aquele com a barriguinha de chopp, fosse o Brad Pitt, ou a namorada, aquela com uns furinhos de celulite, fosse a Jolie?
Se a aparência é assim tão irrelevante, porque tomar banho todos os dias? Pra quê passar batom? Pra quê pentear o cabelo? Pra quê comprar roupas da moda? Se uma pessoa se importa tanto assim com o conteúdo, que vire hippie, ou monge budista! Aqueles lá não se importam nem um pouco com a aparência [E, for the record, eu tenho nojo de hippies!].
Não aceito esse papinho de "Ai, se você me conhecer melhor vai se apaixonar por mim, independente da minha aparência". O diabo!!! Já cansei de escutar isso de caboclos que queriam, a todo custo, me conquistar. E eu sempre perguntava, "Então, se você não se importa com a aparência, porque diabos quer ficar comigo, e não com uma estrupícia descuidada que tem só dois dentes, um coração de ouro e é inteligentíssima?". E sempre recebia o silêncio como resposta. Ou seja, o papinho de beleza interior só se aplica quando convém ao rejeitado.
E mais uma vez digo aqui que não acedito em um padrão de beleza. E minhas escolhas masculinas não me deixam mentir. Visto que a maioria esmagadora de meus casos/namorados nunca figuraria numa revista de moda. Sempre fui atraída por um tipo mais magrelo, mais com a barba por fazer, mais desalinhado, mais com cara de cafajeste. Tanto que pra mim, um dos homens mais bonitos do mundo é o John Cuzac. Sim, aquele narigudo! E eu o acho lindo! Não nego a beleza existente no Brad Pitt, por exemplo. O cara é bonito pra diabo! Mas se fosse pra colocar na minha cama, preferiria ter a beleza do Johnny Deep...
É claro que o conteúdo é importante. Que é muito melhor ter ao lado um cara divertido, companheiro, inteligente do que apenas um rostinho bonito. [Na verdade, isso depende da intenção. Se for pra apenas one night stand, é melhor o rostinho bonito. Que vai ser mais fácil de dispensar depois...] Mas, se se pode ter ambos, porque demônios se contentar apenas com um dos lados da moeda? Essa resignação pública da maioria das pessoas me parece uma forma de se conformar, de usar uma máscara, de se fazer de boa gente.
E eu me recuso a fazer parte dessa massa resignada. E que se dane essa coisa de politicamente correto. Aliás, politicamente correto pra mim é um oxímoro por excelência. Afinal de contas, o que de correto existe na política?!
Não posso afirmar que sei o quanto de verdade existe nesse discurso de beleza interior. Afinal de contas, se já é difícil conhecer a mim mesma, que dirá o outro. Mas posso afirmar que sou feliz não fazendo parte desse discurso. Além de não fazer parte nem do rol de belezas de capa de revista. E não é por isso que vou ficar por aí fazendo propaganda da minha inteligência, ora bolas! Assim como a maioria das pessoas diz não querer só um rostinho bonito, eu também não quero só um cérebro potente. Quero o pacote potência completo, com direito a adicionais exclusivos de fábrica!
Reza a lenda, que quem ama o feio, bonito lhe parece. Mas eu não acho que parece seria o verbo correto nesse caso. Pra quem ama alguém, essa pessoa não parece bonita, ela É bonita. Que seja uma beleza que os outros não entendam, mas aos olhos dela, existe. Porque no fim das contas, a beleza está sempre nos olhos de quem vê. E esse ver é externo, é exterior, transparece não só na alma, mas nos olhos, na boca, no corpo, no cheiro. O ser humano é feito de corpo e alma. Então, porque diabos tem que se escolher entre um e outro? Por que não se pode aproveitar os prazeres do corpo tanto quanto os da alma? Pra mim a beleza é completa, existe no sorriso, nos gestos, nas palavras, no caminhar, no calor do abraço, e não só num inteiror escuro e desconhecido que não se vê...


E vocês? São partidários da beleza interior? Ou também acham que a beleza é relativa e visual? Conta pra mim, vai!

Companhia musical: Vinicius de Moraes - Série Millenium

Companhia Literária: "Nossa personalidade é uma invenção dos outros." [Marcel Proust]


9 comentários:

  1. Acho que beleza é relativa. Como você mesma falou ai pro fim do texto, quando você gosta/ama alguém, ela vai ser sempre a mais bonita do mundo, independente do que as pessoas achem ou falem por trás de você. Não é porqueeu namoro que não vejo a beleza exterior de outros homens, e tbm não fico falando pro meu namorado "aquela ali só tem bunda.." Sim, mas é uma bela bunda, não? hahahahahah... Beleza exterior conta sim... se não as meninas iriam pra balada com moletom e cabelo despenteado... Acho que existe sim uma beleza interior, mas isso não significa que existam pessoas lindas por dentro e por fora... enfim, a balela é grande, mas no fim todo mundo olha se o cara é bonito ou não.. ;)
    bjussss

    ResponderExcluir
  2. Então, posso falar? Acho que beleza é relativa. E não é? Você mesma lançou mão do ditado que “quem ama o feio, bonito lhe parece”. Feio para quem? Bonito para quem? Não é tudo relativo?

    Posso falar mais? Não que eu seja adepta do estilo baranga ou do desapego total como monges e hippies, mas eu realmente não encano com a parte estética das pessoas, muito menos com a minha. Fico ligada no básico, e dispenso os excessos.

    Acho que devemos estar bem, cheirosos e bem higienizados. Mas cheio de brilhos e paetês? Não! Dispenso! Vai ver por isso, sempre fui patinho feio. Pelo menos é como sempre me senti. Assim, beeeem normalzinha sabe? Nunca tive homens aos meus pés. Vai ver que fui vítima aí do pensamento de que beleza é que põe mesa, porque é assim que funciona mesmo para a maioria né?

    Mas como me esforço por pensar (e conduzir meu comportamento de forma diferente, digo, do jeito que eu acredito que tem que ser) permaneço acreditando na relatividade do conceito de beleza...

    Beijos para você, Patrícia! :D

    ResponderExcluir
  3. BELEZA ABRE PORTAS, ESCANCARRA SORRISOS... VAI ME DIZER QUE TUDO NÃO DÁ CERTO QUANDO VC ACORDA DE MANHÃ, SE OLHA NO ESPELHO E SE ACHA LINDA?
    OU QUANDO É ELOGIADA PELA BELEZA, OU QUANDO AQUELE SER IDIOTA RESOLVE TE PASSAR UMA CANTADA BESTA, MAS, QUE DEIXA CLARO QUE ELE TE ACHOU BONITA
    NA MINHA OPINIÃO EXISTEM BELEZAS QUE SÃO UNÂNIMES, PESSOAS QUE IMPRESSIONAM, E EXISTEM GOSTOS DIFERENTES, PREFERÊNCIAS PESSOAIS...
    E AFIRMO CATEGORICAMENTE QUE É A BELZA INTERIOR QUE MANTEM QUALQUER RELACIONAMENTO, SEJA ENTRE AMIGOS, HOMENS E MULHERES, PAIS E FILHOS

    EU SEMPRE OBSERVEI MUITO AS PESSOAS, E NOTO QUE ALGUMAS SÃO LINDAS E NÃO TEM O MENOR CARISMA, OUTRAS NEM SÃO TÃO BONITAS ASSIM MAS CONQUISTAM OS OUTROS COM A ATENÇÃO E COM O CARINHO

    NA REAL, ACHO QUE A BELEZA INTERIOR SÓ CONFIRMA SE A EXTERIOR É VERDADEIRA OU APENAS UMA PINTURA


    BEIJO MENINA BOM FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir
  4. Adooorei o texto! Sem palavras!
    E concordo totalmente!

    Esse negócio de que beleza não importa é tudo balela mesmo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito em beleza interior.

    Meu baço é muito bonito.

    E namorei uma vez uma menina que tinha um intestino delgado muito muito lindo...

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Gostei do que você escreveu sobre o oxímoro. Bem, sobre esse negócio de beleza interior, uma vez ouvi uma frase que era assim: "Quem não é bonito, precisa estudar e trabalhar sua personalidade". Por mais bonita que seja a pessoa, de nada adianta ela ser completamente oca. E também de nada adianta ser um Einstein, com uma super personalidade, e poder competir com a Ugly Betty no quesito beleza!

    ResponderExcluir
  7. Queridíssima, que saudade de você e dos seus textos divinos! Eu sou suspeita para falar, dizem que eu tenho um gosto duvidoso, rs. Eu me apaixono e fico cega, acho tudo lindo, a vida maravilhosa, rs. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Doce amiga, obrigada pelas palavras de conforto e estímulo e principalmente por sentir minha falta!!!! essa é a parte que me faz encontrar forças para seguir avante!!!!!
    Minininha, vc e esses temas polêmicos, my god!
    Olha, sou quadrada e fracassada no quesito escolha porém acho pertinente tecer algumas considerações até porque, mulher é bicho bobo desde adão e eva!
    Beleza é tudo? quase tudo pode até ser.
    O que é considerado beleza? o conjunto que faz uma pessoa atraente tem conceitos diversos..Conheci tantos tímidos lindésimos e "GAYS" ( OLHA AQUI! ESTAMOS ANALISANDO PARCEIROS, CERTO? NADA COM PRECONCEITOS) outros que não vão de encontro às nossas expectativas e possuidores de um interior rico em essência..mas o que pega de verdade?
    Se vamos escolher um bofe, tem que ter presença, tem que ter classe, tem que ter bossa, tem que ser sociável etc..etc.. mas na hora da escolha, claro que o interior pesa e muito..como podemos pensar em dividir uma vida ao lado de um nada; de um amoral( não imoral); de uma pessoa sem essência? Cara, eu já vivi isso; achei que seria capaz de transformar, na verdade não eu, o amor pudesse transformar e não transformou porra nenhuma!Quem é vazio, sem principios basilares de sociabilidade, quem não reconhece seu lugar e não se permite crescer, evoluir, jamais dará certo a nosso lado... O amor é a fusão de dois olhares, corações e corpos mas a mente, o espirito e a alma tb devem acompanhar essa conjunção caso contrário o relacionamento não germina, antes, causa traumas, dores, feridas sulcadas para sempre em nossas emoções.
    Temos por norte, mergulhar fundo; crer, confiar em demasia e sabe? essa novela Caminho das Índias nos faz enxergar com evidência o que é contruir um amor..isso leva tempo...anos..e não temos paciência.
    Aparência pesa sim, quem se sentiria feliz ao lado de um sorriso 1001? Olhe, vi casos quando morei na Itália que me chocaram! Homens lindésimos em suas AUDI do ano e desdentados...menina, sabe o que é isso? podres de ricos e com uma aparência de um zé ninguém...Que interior pode se destacar em uma pessoa assim? quem irá buscar riquezas essenciais em um individuo que não zela nem mesmo por sua apresentação? Então, concluindo, acho que interior conta mas quando alguns metros da trilha já estão percorridos e afinal, é para isso mesmo que existe o namoro...aparência deve andar sim ao lado do interior...Existem uma centena de milhares de simpáticos que não são bonitos mas nos conquistam exatamente pela simpatia e chegam a tornar=se lindos...não importa se a boca não é bonita, se a calvice é precoce, se a estatura é inferior a nossa...
    É isso lindinha!!!! fica com Deus e bom domingo...
    beijocas saudosas
    Chicabum

    ResponderExcluir
  9. Também não acho que esse negócio de conteúdo seja assim tão ao pé da letra.
    Afinal, para se aproximar daquele cara cheio de conteúdo é preciso, no mínimo, que ele lhe atraia de alguma forma.
    Bjitos!

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...