sexta-feira, 17 de julho de 2009

Samba do crioulo doido com direito a presentinhos e ROUBO!

Hoje, depois de fazer um bolo, e ter chegado à receita quase-perfeita de bolos caseiros que ficam iguais aos bolos de caixinha, fui faceira com meu pedaço de bolo em mãos e boca xeretar na net. E num misto de alegria por ter recebido presentinhos e raiva por ter sido ROUBADA, tive que escrever esse post. Pois então ‘bora lá pra um samba do crioulo doido de última hora...

Do ROUBO!
Não faz muito tempo, escrevi um post a respeito do roubo de idéias. Hoje, xeretando pelo universo internético, li um post do Vende na Farmácia, que acho um blog ótimo, denunciando que seus posts haviam sido copiados sem autorização e sem os créditos. Lá também, encontrei esse link, do blog Blosque, com várias informações e leis a respeito de direitos autorais.
Um pouco depois, descobri o Quem me ama, um site que verifica por toda a rede blogger se existem cópias dos textos, e cujo ícone já foi morar ali no canto do blog. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que uma mocinha, integrante de um blog coletivo que parece sério e bacana, intitulado Dedo Duro, no qual ela possui uma tag chamada TPM, copiou textos meus, assinou em seu nome e nem de longe fez referência ao meu blog. Além disso, li comentários de outras pessoas que haviam tido seus posts afanados por ela também. Ai, minha gente! Na hora me subiu o sangue a cabeça! Mas não quis proferir impropérios contra a tal menina, tampouco contra o blog. Pensei em deixar apenas um recado pedindo para que ela retirasse o post, ou então desse o crédito. Mas não pude deixar de falar sobre isso aqui, pois hoje aconteceu comigo e diariamente acontece com outros blogs. Se abaixarmos a cabeça, e pensarmos que é algo normal, estaremos fazendo como a maioria dos brasileiros, que acha que o Brasil é assim mesmo, e não há nada que se possa fazer. Sempre há algo a ser feito sim, e devemos colocar a boca no trombone, porque, como disse no outro post, minhas palavras são minhas filhas, e não posso deixar elas irem morar em outra casa sem minha companhia...
A prova da cópia está aqui ó:
Post MEU sobre as cotas e as desigualdades raciais: AQUI
CÓPIA: AQUI
Post MEU sobre mudanças de planos: AQUI
CÓPIA: AQUI
Depois de me refazer do susto, fui dar uma olhada no blog da moçoila, Subentendido, e encontrei vários pedaços de textos meus no meio dos textos dela. Aparentemente, ela é fã do Jack Estripador, pois pega meus textos, recorta pedaços e vai colocando onde bem entender. E o pior é que ela escreve bem, o que me admira a necessidade de usar as minhas palavras, e não as dela mesma.
Eu compreendo que a moçoila possa gostar do que escrevo, e que, provavelmente, é visita constante aqui do cafofo, pois as postagens são recentes. Dessa forma, peço que, da próxima vez que gostar de algo que escrevi, peça minha autorização para publicar, e me dê os devidos créditos.
Porque se eu escrevi, os textos são MEUS. E que se foda se tem gente que acha que a internet é terra de ninguém. O meu blog é terra minha, e daqui nada sai sem que eu permita. E se pular o muro pra tentar roubar laranja, vai levar tiro de espingarda, mesmo se for o Chico Bento, porque THIS IS SPARTA, mermão!
Além disso, já deixo avisado de antemão que o blog está protegido pela Lei do Creative Commons, e tem Copyright fornecido pelo Myfreecopyright. Ou seja, essas porras desses ícones ali no canto não são decorativos, caralho!
Se você gosta do que escrevo, fico muito feliz. Quer colocar meus textos no seu espaço? Peça minha autorização, e então publique minhas palavras com a minha assinatura. Acha que eu não tenho o direito de reclamar, ou não gostou do que eu falei? Vá pra putaqueopariu!
Como diria Seu Lili, “eu fico puto, bicho!”

Descoberta de última hora: Procurando cópias de meu falecido blog, eis que encontro várias cópias de um poema meu, só que ao invés de as pessoas colocarem o meu nome como autora, colocaram o da Clarice Lispector!!! Gente, como assim alguém diz que um texto meu é da Clarice?! Não fosse um absurdo, seria uma honra! AQUI a página com as cópias do poema. E quanto a isso, não sei o que fazer. Alguém tem alguma idéia de como eu explico pras pessoas que o poema é meu e não da querida Lispector?!
AQUI é a página do meu antigo blog com o meu poema. E abaixo é o poema em si. Estou zonza com isso! Será que se eu mostrar o guardanapo em que escrevi esse poema há 3 anos atrás alguém acredita que o trem é meu?! Será que o arquivo em Word prova alguma coisa?! Só sendo "assinado" pela Clarice pra um poema meu fazer sucesso mesmo, viu...Elaiá!
Cada pedaço de mim
sabe o inferno que é
ser sol em noites de chuva
ser cor nos cinzas dos edifícios
ser luz na escuridão das manhãs
Cada todo de ti
sabe a delícia que é
ser flor nas asas do vento
ser cristal nos olhos das fadas
ser azul no fundo do mar
Cada suspiro de nós
sabe a angústia que é
ser só na multidão dos dias
ser muito na pobreza da esquina
ser ninguém na roda da vida
Enquanto isso
os relógios se vão e vêem
aqueles que sabem o que é
apenas ser na ausência do nada.
Patrícia Pirota nov./2006


Presentinhos
Agora vamos deixar de raiva, ou pelo menos tentar, porque raiva faz mal pro coração e eu sou fumante.
Essa semana, ganhei 3 selinhos da Taah Oliveira, do Energia Simpática. ‘Brigada pela lembrança e pelo carinho Taah!!!
Mas, antes de mostrá-los e cumprir todo o ritual, quero falar um pouco a respeito desse hábito.
Sempre que recebo um selinho, ou um meme, fico toda faceira. Primeiro porque fui lembrada e presenteada por alguém. Segundo, porque vou ter a oportunidade de presentear também. Tem muito blogueiro que não gosta de selos, uns porque acham que é “puxasaquismo”; outros por pensarem que é algo que irá desvirtuar sua página; outros porque não tem saco pra interação social. Enfim... Cada um tem sua opinião a respeito disso, e todas estão certas partindo do principio que cada um tem o direito de pensar do modo que lhe convier.
Eu gosto dos selos, e quando os repasso, o faço, pois acredito que se alguém teve o trabalho e o carinho de confeccioná-lo, não me custa aceitar de bom grado o presente e ofertá-lo a pessoas de quem gosto. Mas agora chega de conversa, e ‘bora pros presentinhos.
Cinco coisas
Regras: Postar 5 coisas que fiz e me arrependi e passar o selo para 5 blogs.

Dessa vida não tenho arrependimentos. Muitas vezes sinto de ter pego um ou outro caminho, mas aceito o que fiz com bons olhos, porque as escolhas que tomamos são sempre as certas...

Teu blog é tri legal
Regras: Postar 5 características minhas e 5 desejos meu. E indicar para 5 blogs

Desejos
Terminar o mestrado, fazer o doutorado e, pelo menos, um PhD.
Ter uma casa só minha, sem ter que pagar aluguel.
Assistir pelo menos um jogo de futebol em cada um dos grandes estádios do mundo [E não posso morrer sem pisar no Maracanã!].
Assistir um show na quadra da Velha Guarda da Portela, com direito a presença de Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola e Marisa Monte.
Publicar um livro.

Características
Fria e calculista como uma assassina de Tarantino.
Desalmada como uma vilã de Shakespeare.
Instrospectiva como uma mocinha de Clarice.
Cheia de graça como a garota de Vinícus.



Sonhei com esse blog
Regras: Postar 5 sonhos impossíveis e indicar para 5 blogs

Todos os meus sonhos são possíveis, pois mesmo que às vezes minha alma voe mais do que meus pés, eles sempre dão um jeito de alcançá-la...

Os 5 blogs queridos que ganharão, assim como eu, um triplo presente, são:
Isabela Kastrup e seu lindo Arrumadíssimo; Lidiane e o querido Bicha Femea; Dolly e o delícia do MaryaMariah; Debbys e a loucura do seu Cotidiano Insano; e Karol e a fofura d' A Dona do mundo.

Ufa... Tai, missão cumprida.

Perfume de Mulher e de Al Pacino.
Perfume de Mulher é um dos filmes que mais admiro. Figura facilmente em meu Top10. Além de ter um enredo genial, ter Por Una Cabeza, um dos tangos de Gardel que mais gosto, na trilha sonora, tem Al Pacino. E pra mim, qualquer filme com Mr. Pacino é merecedor de minha atenção. Já assisti Perfume de Mulher tantas vezes que parei de contar. E hoje encontrei esse vídeo [com a imagem perfeita!] no Youtube com a cena que sempre me emociona, em que Pacino dança com a moçoila, e na qual toca Por una cabeza. Pra quem já viu e quer rever, pra quem nunca viu, e não tem noção do que está perdendo, AQUI o vídeo.

Tchau Lilica!
A maioria ja deve ter percebido que em todos os "sambas do crioulo...", eu termino com um "Agora diga tchau, Lilica. Tchau Lilica". Pra quem não sabe, esse era um diálogo do desenho Tiny Toon, em que o Pernalonga, no final dos episódios, pedia pra Lilica dar tchau, e ela dizia tchau Lilica. Pra quem quiser matar a saudade do desenho, tem um episódio [em ingles e ótima qualidade] AQUI.

Pra terminar...
Um dos autores brasileiros que mais gosto é Caio Fernando Abreu. Já falei sobre um livro dele AQUI, e nunca me canso de ler as palavras desse cara que viveu na época da ditadura, e que conseguiu transformar o horror, a dor e a falta de liberdade em palavras de aço e fel presentes em textos cheios de cores, luzes e movimento. Pra quem quiser saber mais sobre esse mágico das palavras, AQUI é a página dedicada a ele no site Releituras. Abaixo, vou deixar um excerto de um dos contos de Caio que mais gosto, Lixo e Purpurina, do livro Ovelhas Negras.

"28 de janeiro
Hoje é dia de mudar de casa, de rua, de vida. As malas sufocam os corredores. Pelo chão restam plumas amassadas, restos de purpurina, frangalhos de echarpes indianas roubadas, pontas de cigarro (Players Number Six, o mais barato). Chico toca violão e canta London,London: no, nowhere to go. Poucos ainda sorriem e olham nos olhos.
Hoje é dia, mais uma vez, de mudar de casa e de vida. Os olhos buscam signos, avisos, o coração resiste (até quando?) e o rosto se banha de estrelas dormidas de ontem, estrelas vagabundas encontradas pelas latas de lixo abundantes de London, London, Babylon city. Alguém pergunta: "O que é que se diz quando se está precisando morrer?". Eu não digo nada. É a minha resposta.Sento no chão e contemplo os estragos de Sodoma e Gomorra.
Amanhã é dia de nascer de novo.Para outra morte. Hoje é dia de esperar que o verde deste quase fim de inverno aqueça os parques gelados, as ruas vazias.Hoje é dia de não tentar compreender absolutamente nada, não lançar âncoras para o futuro.Estamos encalhados sobre estas malas e tapetes com nossos vinte anos de amor desperdiçado, longe do país que não nos quis. Mas amanhã será quem sabe o acerto de contas e Jesuzinho nos pagará todas as dívidas?Só que já não sei mais se acredito nele.
(...)
Só espero, não penso nada. Tento me concentrar numa daquelas antigas sensações como alegria ou fé ou esperança.Mas só fico aqui parado, sem sentir nada, sem pedir nada, sem querer nada.
(...)
Meu coração vai batendo devagar como uma borboleta suja sobre este jardim de trapos esgarçados em cujas malhas se prendem e se perdem os restos coloridos da vida que se leva.Vida?Bem, seja lá o que for isto que nós temos..."

Ps: Gente. Essas palavras "coloridinhas" são todas links, viu. É só clicar que automaticamente serão direcionados pras páginas da web.

Companhia Musical: Hoje toda dedicada a terrinha. Meu Mato Grosso DO SUL, do qual , de uma forma ou outra, sinto tanta saudade...
Palavras Erradas - O Bando do Velho Jack
Sangue Latino - O Bando do Velho Jack
A volta do Boemio - Bebados Habilidosos
Tocando em frente - Almir Sater
Chalana - Almir Sater
Mercedita
- com Gabriel Sater [Eita família bonita, viu!]

Companhia Literária: “Se a realidade nos alimenta com lixo, a alma pode nos alimentar com flores” [Caio Fernando Abreu em Lixo e Purpurina]

Agora diga tchau, Lilica.
Tchau Lilica!

15 comentários:

  1. Paty (já que estamos íntimas, né?)

    Essa coisa de pirataria é fogo. São pessoas sem originalidade. Copiam passo a passo, copiam fotos e agora também copiam posts inteiros é? Essa é nova para mim.

    Será que a moçoila lá escreve mesmo bem ou os outros trechos que ela inchertou nos seus textos são de outro blog? Bem capaz, né?

    Obrigada pelas sobre o clima de Curitiba. Vou avisá-lo, pois ele vai arrumar as malas hoje.

    Estou morrendo de vontade de ir ver HP. Mas a censura é 10 anos. Maria Clara é louquinha por ele. Seria covardia ir sem ela, né? Ai, meu Deus!!! kkk

    Cheiro pra vc e ótimo fds.

    ResponderExcluir
  2. olha, ter seu texto atribuido a Clarice é LUXO!!

    (brincadeira!)

    bj!

    ResponderExcluir
  3. Patty que horror isso
    sobre compiarem sus textos menina.
    Essas pessoas não tem mais o que fazerem nesse mundo,agora roubam e copiamtextos dos outros.Aff aff
    Já até peguei o site sobre "Quem me ama?" para ver ser alguém roubou algo meu.RS

    Que bom que você gostou dos selos.
    ;) sempre uma honra passa-los à você.Ah nem se estresse com esse povo não.Rs

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Mas ficou com raiva e com todo direito. Não gostaria de ver um texto meu pela net, sem os devidos créditos.
    O sentimento de revolta é normal, porque só quem cria e faz sabe o trabalho que deu para outro vir e simplesmente copiar.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  5. Paat.
    Tô chocada... eu sei quem é ela.
    Comenta no meu blog e tudo !! :o

    Eu fui la ver e graças a Deus não tem nenhum post meu 'roubado'.
    Maas, fikdik !

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou abismado com esse lance de cópia de texto sem autorização. Para mim isso é crime, assim como roubar um banco, desviar verba pública ou usar sinal da tv a cabo sem autorização. Juro mesmo, estou abismado com isso...

    Parabéns pelos selos :))

    O diga tchau lilica, era a parte que eu mais gostava do desenho!

    ResponderExcluir
  7. Teacher que absurdo heim, eu fui lá conferir o blog, fiquei abismada, ela teve a coragem de fazer substituições no seu post, cara fiquei de queixo caido, eu jamais me sentiria em paz com minha consciência em plagiar alguém assim na caruda.
    Mas o importante é que os textos e argumentos brilhantes vem dessa caxolinha aí, que adoro acompanhar.
    Beijos teacher!!!!

    Saudades...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Patrícia!!!!!

    Vixe! Já estou “feia e triste” de ver notícias de plágio nessa blogosfera, viu? Que horror!!!!

    Já conheço esse programa, mas quem disse que posso ver se alguém me ama a ponto de me copiar? Esse “bicho” só funciona para a plataforma blogspot.

    Tomara que essa “alma sebosa” que te plagiou crie vergonha na cara e pare com esse costume feio e infame. Cruz credo!

    Agora, me diz um negócio: o povo anda dizendo que teu poema é da Clarice? Isso é que é um samba do crioulo doido... esse é o lado ruim (?) das confusões que a internet pode criar. Pelamor!!

    Ei! Tem gente que não gosta de receber selos, sei disso, ó! Se sei... mas eu gosto é “muitcho” e fico felizinha que só pinto no lixo quando recebo um. Quanto mais 3? Ô, ô!!! Brigadinha aê!!!! :D

    Ah! Bom saber que não sou estúpida...kkkk...
    Mas, oh! Eu adorei essa idéia, sim. Sempre procurava na minha “discoteca” o que vinha descrito na tua companhia musical, mas ás vezes eu não tinha. Se sempre tiver um videozinho do youtube que você tenha escolhido para ilustrar o seu post, não vou ficar com gosto de “ah! Eu queria tanto ouvir essa música indicada pela Pirota”, sabe como é?

    Bem capaz que os outros leitores aprovam também (olha que péssimo eu querendo opinar por todo mundo? Aff!! Nem eu me aguento!!).

    Então é isso!
    Beijos e ótimo finzinho de Domingo!

    ResponderExcluir
  9. Pat, que loucura, hein?
    Poxa, imagino a raiva que deve ter sentindo quando viu essa cópia ridícula. O problema é que as pessoas não têm capacidade de criar coisas tão boas quanto vc, amiga. Então acabam apelando mesmo. Esse é o ônus de ser tão talentosa e sensível; sempre vai ter alguém querendo ir na sua aba, roubar um pouquinho do seu sucesso. Mas não se incomode tanto, essa fulaninha vai acabar se dando conta da besteira que fez e vai dar os seus devidos créditos.
    Já estava com saudade de vc e desse cantinho que tanto adoro!
    Super beijo,
    Isa

    ResponderExcluir
  10. Meu, é foda! admitamos...você escreve pra cacete.. isso desperta certa "inveja" nas pessoas... daí alguém vai lá e quer "pagar de escritor" e copia...achando que internet é domínio público! eu sofri com isso no ensino médio, mas te conto outra hora! Guria...por mais que te copiem, jamais serão você \o/ beijo beijo...saudade dos cafés!

    ResponderExcluir
  11. ooii
    tudo bom ?
    dps visita o meu blog:
    hitmelikearayofsun.blogspot.com
    beijãao...

    ResponderExcluir
  12. Menina!!!
    Estou bestificada.
    Que cara de pau dessa moçoila!!!
    Já sofri tb com essa coisa de cópia e pasme: até o nome do meu blog quase foi roubado por uma doidinha. Olha a loucura...o meu blog é Ideias DE Barbara. A maluca, pra roubar meus visitantes, me cria um chamado: Ideias DA Barbara. Fiquei enlouquecida. O pior é que sei que muita gente visita o blog dela pesando que é o meu, até descobri que não. Uma droga!!
    Sou totalmente solidária a sua indignação.
    Internet realmente não é terra de ninguém.
    Bjs

    Barbara

    ResponderExcluir
  13. Patrícia, fiz a publicação do selinho de blog TRIlegal, tá?! ;)

    Beijos, bonita! :)

    ResponderExcluir
  14. whats up everyone


    great forum lots of lovely people just what i need


    hopefully this is just what im looking for, looks like i have a lot to read.

    ResponderExcluir
  15. Elo, I'm a freshman. suppose say howdy.

    Take care and Thankyou

    (apologise if the wrong place to post)

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...