quarta-feira, 15 de julho de 2009

Samba do crioulo doido de uma quarta-feira gelada e cinza.

E cá estou eu, ainda sem o meu querido computador. O pobrezinho está lá, a essa hora, solitário, no meio de outros tantos computadores, esperando por uma peça que lhe devolva a vida por inteiro. Enquanto isso, fico aqui, travando guerra com o note, lutando desesperadamente com a minha dissertação, e tentando não entregar os pontos. Porque, na maioria das vezes, é mais fácil se acomodar, ficar com a cara escondida sob o cobertor, e esperar impacientemente que o mundo acabe. Ontem, quando me arrastei da cama até o banheiro, ao me olhar no espelho, levei um susto! O rosto parecendo um cemitério, de tanta células mortas que abrigava, o cabelo quase tão oleoso quanto o do Kurt Cobain, as unhas das mãos parecendo as do Zé do Caixão de tão grandes... Enfim, um desastre humano! Infelizmente, no meio do temporal de problemas, me esqueci que tenho um corpo.
Tenho vivido de café e cigarros, noites mal dormidas, dias corridos e cheios de stress e cansaço... Mas depois de uma boa olhada no espelho de dentro, aquele que mostra os cantos escondidos de nossa alma, resolvi botar a mão na massa. Tomei um daqueles banhos de meia hora, que fazem um mal danado pra natureza, mas um bem sem igual pra alma, passei creminhos, fiz as unhas, tirei o pijama, botei uma roupa com menos cara de passeiodiaassistindotvnacama, e fiz um jantar daqueles de dar água na boca.
É sempre bom poder olhar no espelho e gostar de nossa imagem. Mas muitas vezes a gente até evita olhar no espelho, porque sabe que se der aquela encarada na realidade, vai ficar triste, e vai ter preguiça de mudar. Mas mudanças são sempre boas e necessárias.
E por falar em mudanças boas, ‘bora lá pra um samba do crioulo doido cheio dicas pra mudar os ares.

Fofura publicitária.
Provavelmente você já deve ter visto, mas eu preciso falar da nova peça publicitária da Rexona, sobre o Rexona Naturals. Achei de uma delicadeza e de um bom gosto incríveis. Pra quem quiser conferir as árvores em roupas de gala, e uma música fofíssima, AQUI o vídeo no youtube. Enjoy.

Por uma vida melhor!
É de conhecimento público meu apreço pelo Bicha Fêmea, blog da Lidiane, porque ela consegue falar sobre tudo de um jeito bem simples e gostoso, e cheio de informações úteis. Como num bate papo entre amigas, recheado de risadas e opiniões. Mas, essa menção ao Bicha não é só pra rasgar seda, não. No dia 7, ela publicou um POST sobre atitudes simples que podem nos proporcionar uma qualidade de vida maior. É bem bacana ver que, com mudanças simples, somos capazes de diminuir o cansaço, o stress e a tristeza. No post, também tem o link pra matéria da revista Cláudia, com as 53 dicas nas quais a Lidi se inspirou pra fazer o post. Se eu fosse você ia dar uma conferida. Afinal de contas, quem não quer ter uma vida melhor, né não?!

Como ser um blogueiro de verdade!
Outro blog pelo qual eu tenho uma admiração muito grande é o Luz de Luma, Yes party!, da Luma. Os posts dela são sempre recheados de informações, e super bem pesquisados. Além do que, a Luma sabe escrever de uma forma que nos faz ter vontade de continuar lendo, mesmo depois que acaba o texto, indo atrás das referências que ela citou ou vendo os vídeos relacionados. O que me fez falar sobre o blog dela hoje, são dois posts dos quais gostei muito. Um deles dá dicas de como melhorar nosso papel de blogueiras, porque, convenhamos, é sempre bom melhorar aquilo que a gente faz, e quando se tem uma mãozinha, melhor ainda. [AQUI o post com as dicas]. O outro, postado recentemente, entre outros assuntos, fala sobre os comentários feitos nos blogs alheios. Achei de uma pontualidade incrível o modo como a Luma falou sobre isso. [AQUI o post sobre os comentários]. Eu a considero referência quando o assunto é blog, porque além de ela estar sempre antenada com os recursos disponíveis, consegue fazer parte de vários movimentos, e mostrar que o blog não é apenas um "diariozinho virtual", como muita gente ainda o rotula, mas que sim, nós podemos criar um espaço virtual com tanta qualidade quanto outros veículos literários e de comunicação"

Por quê?
Esta semana fiquei me perguntando porque diabos o Senado precisa de férias se eles não trabalham nunca... Vai ver roubar cansa, né não?!

O mistério do samba
No ano passado, foi lançado o filme “O Mistério do Samba”, documentário produzido pela Marisa Monte sobre a Velha Guarda da Portela. Quem freqüenta aqui o cafofo, já deve ter notado a presença constante da Velha Guarda da Portela no meu playlist, e isso se dá pela minha enorme paixão por esse conjunto não só de música, mas de emoções. Assisti ao filme no cinema umas 3 vezes, e chorei horrores em todas, porque, como diria Noel “o samba vem do coração”. Pra quem gosta de samba de raiz, o filme é imprescindível. AQUI o site do filme, com vídeos, trilha sonora e informações. Além da Marisa, tem as participações especialíssimas de Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, e, claro, todas as figuras mitológicas da Velha Guarda. O preço do DVD está meio salgado, pelo menos pra mim, que não disponho de 50 contos assim, à toa. Mas me recuso a comprar pirateado, porque o projeto, além de ser brasileiro, promove a nossa cultura. Assim, vou juntar minhas moedinhas, e, quem sabe, me dar de presente de aniversário em outubro...

Em tempo
Passeando pelo Youtube, encontrei esse vídeo do Especial 50 anos de carreira do Roberto Carlos. Eu assisti ao show [Sim! Eu adoro o Tremendão! E gosto de RC, rapaz! Ele fez parte de minha história, já que mamãe é super fã dele... Mas um dia conto isso direito.], e achei lindo o encontro de Roberto e Erasmo. Acabei de achar esse vídeo AQUI com a música Amigo, cantada por eles. Pra quem não viu, ou pra quem quer rever... Taí...

Pra terminar...
Vou deixar aqui uma citação da querida Clarice Lispector, retirada do livro Correio Feminino, compilação de crônicas escritas por Clarice para, entre outros, o Correio da Manhã. Esse livro é lindo, cheio de dicas femininas dadas pelas mãos tão especiais de Clarice [e um de meus sonhos de consumo literário]. Pra quem quiser saber mais sobre o livro, AQUI tem uma nota, no site dedicado a Clarice, que além de informações sobre a escritora, tem cartas escritas por ela e para ela, que vale a pena serem lidas.

"As pessoas que se comprazem no sofrimento, que gostam de sentir-se infelizes e fazer aos outros infelizes, jamais poderão orgulhar-se de sua beleza. O mau humor, o sentimento de frustração, a amargura marcam a fisionomia, apagam o brilho dos olhos, cavam sulcos na face mais jovem, enfeiam qualquer rosto. Essa é a razão porque a mulher, que cultiva a beleza, deve esforçar-se para ser feliz. Felicidade é estado de alma, é atmosfera, não depende de fatos ou circunstâncias externas.”

Espero que fiquemos todos com nossa alma em estado de felicidade...

Agora diga tchau, Lilica.
Tchau Lilica!

Companhia musical:
Que Pena - Jorge Ben Jor
Ensaboa/Quantas Lágrimas – Marisa Monte e Velha Guarda da Portela
Carinhoso – Marisa Monte e Paulinho da Viola [cena do filme O Mistério do Samba] [Clicando nos nomes, você pode ver os vídeos das músicas no Youtube].


Companhia Literária: “Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento” [Clarice Lispector]

Ps: Peço, por favor, para aqueles que não tem blog, mas comentam aqui, que deixem seus endereços de e-mail para que eu possa responder. Thanx.

9 comentários:

  1. DON CORLEONE É? VOU CHAMAR O MEU DE MASTROIANNI, KKKKKKK, OU RC!!!
    E AINDA BEM QUE VC TOMOU BANHO!!!KK
    POR AQUI ANDA DIFICIL LEVAR SEU NECO PRO BANHO, É UM TAL DE "VOU DEPOIS MÃE" QUE ME DEIXA LOUCA

    VOU ESCREVER UM BLOG SOBRE LIVROS, E DE VC QUERO TRES COISAS, QUE VC O VISITE, QUE DE A DICA DE UM OU MAIS LIVROS, E QUE PUBLIQUE O SEU PRA EU PODER FALAR DELE NÉ

    BRIGADÃO POR FALAR DO MEU BLOG AÍ VIU, ANDO QUASE SEM TEMPO, ATÉ PRA FAZER AS UNHAS, MAS LOGO TUDO VOLTA AO NORMAL POR AQUI

    BEIJOOOO BEM GRANDÃO

    ResponderExcluir
  2. se o Senado conseguir férias vou querer ser senadora. (h)' ASHUAHSUHAUSHUA', amei seu texto, muito bom. :}

    ResponderExcluir
  3. Pobre PC abandonado em busca de um novo coração... =/
    mas logo ele volta!
    E cuide de vc, menina! Senão acaba por ficar doente (tanto fisicamente quanto mentalmente).
    Vou olhar (como sempre) todos os links, mas achei super interessante o Luz de Luma! Esse vai para os favoritos ^^
    Cuide-se
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia, tudo bem!?
    Espero que o seu micro volte a funcionar logo, não imagino minha vida sem meu micro (mesmo que seja esse do trabalho)... seria um desastre, por isso sou muito ciumento com ele, ninguém rela ninguém toca, nem mesmo meu chefe!!!!
    Parabéns pela força de vontade e não ter deixado o mestre das sombras te arrastar

    Paty 1 x 0 Mestre das sombras

    Esse seu post me fez pensar sobre o youtube. Na boa, a google é do capeta, não é coisa de jesus cristo não, certeza!!! Os caras vão dominar o mundo em breve. Eles têm tudo lá, propagandas, séries, documentários, vídeos dos programas mais antigos
    que podemos imaginar... tudo!!! Qualquer tipo de coisa que vc pense, eles têm!!!

    Por exemplo, passei muitos anos vasculhando a internet atrás de uns vídeos antigos de bandas que eu tenho gravado em fitas Betamax (que fez sucesso antes mesmo do VHS). Tempos atrás meu irmão achou esses mesmos vídeos no bemdito (ou maldito, depende do referencial) youtube. Ah, como a tecnologia é maravilhosa... hahahahaha!!

    Bem, eu senti que me encaixo no PS to seu post, portanto ai vai... meu email é fabioslopes@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Patrícia

    Ai, obrigada por citar o Bicha com generosidade como citou. Fazendo assim, o povo até fica com curiosidade de conhecer mesmo, sabia? Você é especial mesmo. Muito obrigada!

    E o blog da Luma, hein? Conheço e recomendo! Ela é super engajada, inteligente e escreve como poucos. Ótima indicação!

    Achei ótimo ler como você se vê e percebe a hora de sacudir a poeira e dar a volta por cima, e ficar linda e bela. Quantas vezes também já não me peguei esquecendo de mim mesma? Isso é bem fácil de acontecer com qualquer um, mas nada que uma reforma começada por um bom banho não possa reparar o que estiver errado. É isso aí, tô contigo e não abro! :)

    Ei! Posso falar? Futebol comigo não rola, “fia”! Tem jeito não... mas pode rolar com outras bichas fêmeas como você, como não?:D
    Só sei que adorei a dica das máscaras coloridas e cheirosas, e já foi para o post, néam?

    Oh! Faz um tempão que não escuto, muito menos leio, o tal do “duvideodó”...ehehehe...achei o máximo!!!

    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir
  6. Ai Patricia, nem me fale.
    Esses dias também tenho sentido vontade de me acomodar na cama e á esquecer do mundo.
    Mas tem horas que é preciso mexer a bunda e fazer algo para realmente mudar a situação, né?
    E esse trecho da Clarice?? Colocou ele aqui pensando em mim, né?
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  7. Patrícia, obrigada pela citação e palavras sobre o meu bloguinhú! Também virei sua fã!! :=)))

    Meu penúltimo post foi para espantar de vez os 'interesseiros' - pra mim, na blogosfera só me interesso por pessoas que se interessam por pessoas.

    Estou no caminho inverso e morrendo de vontade de me desligar do mundo e ficar, pelo menos uns 3 dias, sem abrir os olhos, olhar no espelho, curtir meu pijaminha, não ter hora pra nada, esquecer vaidades e descansar, descansar...pele, cabelo e alma!!

    O Bicha Fêmea é um blogue muito simpático, com uma editora idem e alegre, vivo, gracioso e reflexivo. Tem tudo pra dar certo! Já o senado é o inverso de tudo que disse acima e o Sarney deveria ser enquadrado por formação de 'família'. Estão demorando para enquadrá-lo. Mas também, o que deve ter de gente com rabo preso!

    Entre uma das coisas que faço no meu dia a dia é ouvir música profissionalmente e por isso tenho um certo desapego daquilo que é passageiro, modinha e certamente, você tem um gosto musical excelente (já te disse) e tudo que cita é pra ser ouvido com carinho. E quando tiver show em Curitiba e você quiser ir, me avisa! Às vezes consigo convite.

    Sobre Clarice - a minha irmã gosta tanto, que tem um livro dela na cabeceira da cama e todos os dias antes de levantar, abre, aleatoriamente. Como algumas pessoas fazem com bíblia.

    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  8. por onde devo começar???
    ainda está sem o neném?? mas que sacanagem, tantos dias assim? No momento em que lia sobre êle me veio em mente uma cena dos pobres pc's sem seus donos lá na oficina...certamente no silêncio da noite ficam confabulando, fofocando sobre tudo o que está armazenado dentro deles ...sério não? sacanagens, desabafos, promessas de amor, relatos de decepções, muitos curriculuns, receitinhas...e o seu, que histórias contará???
    Agora, quanto ao desmazelo pessoal, é normal...Meses atrás nem me olhava mais no espelho;olhar para quê? quando estamos em crise vemos a expressão do desamor, do abandono, do flagelo da alma, da angustia dos tostões que não chegam para nossas necessidades, quem dirá para nossos prazeres e então, faltou só cobri-lo com um pano ´preto...mas, de repente uma sacudida como um tremor que sai da alma angustiada nos faz despertar para nós mesmas..é melhor enfrentar as desgraças produzidas, asseadas que na figura de uma bruxinha daquelas com verruga na ponta do nariz, a pele com poros abertos e cabelos desalinhados..
    A tempestade não mudará certamente mas a nossa maneira de a encararmos sim; ai descobrimos uma nova poesia no tilintar das gotas de chuva na janela; na umidade em nosso corpo e despertamos..quantos dariam tudo para poder ver e ouvir as tempestades da vida e não tiveram tempo! quantos prefeririam ter tostões para comprar pelo menos um pão a ser alimentados por uma sonda; ai então percebemos o quanto somos ingratas com as intempéries que a vida nos apresenta como graduação á nosso aprendizado! Sabe por que o carvalho é o rei da floresta? Porque é assolado por fortes tempestades, por chuvas frondosas que o vergam mas não o derrotam,êle continua firme..a cada rajada de vento êle vai formando os seus nós que tornam sua madeira mais rica e valiosa!
    Nos somos carvalhos lindinha, graças a Deus que temos tempestades caso contrário seríamos fúteis, ôcas, inúteis...agradeça a Deus por tua essência minininha valorosa, você é +, sempre e para sempre!!!
    beijocas

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...