domingo, 10 de julho de 2011

Sobre trabalho e cansaço, não necessariamente nessa ordem...

Companhia Musical
(Se clicar no nome  da música, dá pra ver o vídeo no Youtube)


Essa já é a quarta vez que tento escrever. Nas outras três, escrevi três palavras e meti o dedo no delete. Fiquei uns três minutos olhando pro ponteirinho maldito que fica piscando, e resolvi que preciso dizer...

O que há pra dizer? Tantas coisas precisam ser ditas, e, no entanto, as mantenho guardadas em mim. Tantas lágrimas precisam ser libertas, mas insisto em mantê-las presas em minha garganta. Tantas vontades precisam passear por esse mundo, mas deixo-as lá no fim das minha to do list...

Nas últimas três semanas não fiz outra coisa se não trabalhar. Trabalho, trabalho, trabalho, trabalho... Cansou? Imagina eu? Sim, eu sei, todo mundo trabalha nessa vida, isso não é prioridade minha, tem gente que trabalha mais do que eu e ganha menos, sorte minha ter um trabalho com tanta gente desempregada por aí, o trabalho dignifica o homem e blábláblá...


Mas tenho me remoído de remorso deste semana passada, em que não fui ao aniversário de uma de minhas melhores amigas. O aniversário era na sexta, e no sábado pela manhã eu tinha conselho de classe, e, bom, eu não tenho mais 20 anos, e não aguento passar a noite em claro enchendo a cara e depois ir trabalhar linda e loira na manhã seguinte. Pois bem, liguei pra ela e marcamos de jantar no sábado.

Mas sábado, além da reunião de manhã, tinha que trabalhar na festa julina da escola à tarde/noite [Prefiro ter um filho viado que um filho festa jun(l)ina]. Nos meus mais esperançosos sonhos, achei que lá pelas 7h estaria liberada. Uhum, senta lá,Cláudia! Tive que ficar na barraca de pastel, queimei o cacete do meu dedo com óleo, fiquei em pé até depois das 9 da noite, fedendo a óleo/pastel, cansada, com frio...

Eu não tinha condições físicas ou psicológicas de ir encontrá-la. Mandei uma mensagem, pois confesso, fiquei com vergonha de ligar. E até hoje não marquei de entregar o presente que tinha comprado... Na verdade, acho mesmo que ela nem queira olhar na minha cara... News: falei com ela no twitter e, como fofa que é, já me perdoou!

No domingo, passei o dia corrigindo prova, corrigindo redação, fazendo planejamento e preparando aula. Comecei a semana já cansada, e é claro que os pestinhas não iriam aliviar pro meu lado... Uma semana faltando pras férias, imagina a vontade deles de estudar?

Até o cursinho da tarde resolveu me dar problema! Pela primeira vez, tive que botar gente pra fora da sala. Acho um saco ter que mandar aluno pra fora, mas pior ainda é dar aula e ter um monte de gente conversando como se você não estivesse ali. Fiquei irritada, e além de mandar pra fora, mandei pra putaqueopariu também!

Mais pro fim da semana, só lamentações... Eu vim porque minha mãe me obrigou... Ah, não passa nada não, prof.! Vamos conversar... Não queria vir pra escola... E toda aquela conversa de aluno que vai enchendo, enchendo, enchendo...

Nesse fim de semana passei debruçada sobre a mesa. Tive que refazer meus diários, porque o sistema, amigo da onça, resolveu botar uma data errada lá e eu não percebi; e dá-lhe passar todas as faltas, conteúdos e notas a limpo. Bem feito! Só porque eu tinha terminado o diário duas semanas antes do prazo. Quem já viu um diário escolar na vida sabe que aquilo é um inferno! Cheio de quadradinhos, pronto pra enlouquecer até o cérebro mais são...

Além disso, tem que lançar notas no sistema, fechar média, corrigir redações, limpar (um pouco) o muquifo antes de ser soterrada por papéis e roupas sujas...

Ou seja, 'tô cansada pra caralho!!!

Faz mais de dois meses que não saio de/fico em casa por outro motivo que não seja trabalhar. Não paquero, não vejo bandas boas, não bebo, não leio, não assisto bons filmes, não durmo direito, não dou risada com os amigos...

Sim, eu sei que a culpa é minha. Não consegui administrar meu tempo. Assumi mais responsabilidades do que talvez eu consiga dar conta. Sou boba e fico passando trabalho extra pros alunos. Sou besta e passo horas pesquisando textos e vídeos pra deixar as aulas mais legais. Mea culpa...

Sei que a gente tem milhares de problemas, e não é nada bom ter que ouvir as lamúrias alheias. Mas, veja bem, se eu não puder choramingar vezououtra no meu blog, que faço eu da vida?! Meu journal já nem que mais abrir, de tão cansado que está de mim...

E pra terminar esse post, que, na verdade era só pra explicar o porquê da ausência e pedir desculpas públicas à Dona Maíra, pergunto pra você, como demônios você faz pra administrar seu tempo, hein?!

Você é bem sucedida, consegue conciliar tudo? Você tem uma agenda, uma assistente, um anjo da guarda? Empresta ele pra mim?

Agora chega, que o tempo que levei pra escrever o post dava pra eu ter feito uns 3 planejamentos...
Vejo vocês daqui a quatro dias. Apenas quatro diazinhos me separam das férias, essas lindas tão esperadas!

Ps: Vou deixar um beijo bem grande pra Lidiane Vasconcelos, dona do Bicha Fêmea. A Lidi é uma das pessoas mais incríveis que conheci na blogosfera. E, pra variar, estou muito em falta com ela... Lidi, minha querida, logo volto a botar minha carinha no Bicha, viu!

Ps2: por falar em pessoas queridas e internet, a Juliana Gervason, do Batom de Clarice, 'tá participando do concurso de contos da Cantão, o Eu amo escrever. Dá só um cliquezinho lá nos corações pra ela, vai! Nem vai ocupar seu tempo, e ainda vai fazer aquela linda sorrir. Clica AQUI ó.

Ps3: E é claro, pra não perder o costume, vou deixar um beijo pra pessoa iluminada que é a Luci Cardinelli, do Vida. Já viu o trabalho lindo que ela faz lá no Rio?

Pra terminar, de verdade verdadeira, olha que perfeita essa tirinha [clica que aumenta] do Moon e do Bá pro post de hoje:
10pãezinhos - Moon e Bá

Eu canso... E você?

Um beijo, cheio de uma maldade nem tão má assim...
Patrícia Pirota
@patriciapirota

6 comentários:

  1. Ai, ai, ai menina do coração de gengibre! Tenho um gato agora, e adivinha qual o nome dele?

    Não se sinta culpada, amigos de verdade são nossos amigos pq sabem entender nossa ausencia, nosso mal humor, nossa vida, nosso jeito, e, menina, todo mundo sabe o qto vc se esforça, e muitas de nos te adimiramos de montão!
    Saudade imensas de ti, beijos

    ResponderExcluir
  2. Chega uma determinada hora na nossa vida em que perguntamos: é isso que quero para mim? Pergunta dificílima de responder se queremos dizer NÃO!
    Mas temos que colocar na balança.
    O futuro é nosso, como queremos que ele seja?
    Chato, cansativo ou divertido? Seria legal que tudo fosse perfeito, né? Mas se for divertido e pouquíssimo chato seria bem melhor. Temos outras coisas importante e legais na vida que não seja só o trabalho.
    Um caso a pensar !!!!!!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. 1 - aprendi que falar ajuda, faz catarse e desopila. pois então, fale.

    2 - eu já fiz isso. fiz tanto que pifei ano passado. assim, corpo e alma deram o basta que euzinha não tive forças pra dar. então, take care, dear. muito care mesmo... e ouça Stella: "se você gritar, se escute". cê tá gritando, sua linda. não vá gritar até ficar rouca que isso faz mal.

    3 - abrace o mundo, sempre. com esta urgência sua que eu sei que é toda você. mas por favor, não vá abraçar tanto que os braços se afastem do seu próprio corpo. cuide-se.

    4 - obrigada pelo PS. assim, obrigada mesmo!!!!

    5 - quando a caixinha chegar aí quero sentir o sorriso daqui, ok?

    =*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Patrícia, sabe como eu administro o meu tempo agora? é como disse o Walter Franco: " viver é afinar o instrumento. De dentro pra fora e de fora pra dentro". Acho essa metáfora muito bacana. Um ótima semana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patrícia,

    leio seu blog desde "sempre" e finalmente decidi comentar... Isso porque, dia desses, fiz a mesma pergunta no meu blog, o "Dona Elô Digital". A partir de um post e dos comentários que se seguiram a ele, eu tomei uma boa decisão: abrir mão... Simplesmente respirei fundo, ponderei e descartei alguns compromissos... (Não foi fácil...) E como também sou professora, notei que até meu rendimento em sala de aula melhorou agora que estou mais "descansada"! Quem sabe?...

    Beijos da
    Elô

    Ah, o post é: http://donaelodigital.blogspot.com/2011/07/eu-robo.html

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Estou de volta com meu blog caso queira dar uma passadinha por lá! http://kindereggsandbooks.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...