terça-feira, 2 de agosto de 2011

Meus cadernos de retalhos...

Nesse fim de semana, eu terminei de encapar o caderno que irei usar durante esse bimestre. Daí pensei comigo: por que não fazer um post mostrando como encapo meus cadernos? Porque, né... Arrumar idéia pra post não anda muito fácil...

Desde a época da faculdade, eu encapo meus cadernos com colagens. Sou apaixonada por produtos de papelaria, e adorava passar horas olhando as capas dos cadernos, mas, no fim das contas, achava um abuso pagar 30 reais em um caderno que, não fosse a capa, custaria 5. [Patrícia, mão de vaca since 1982...]

Pra não ficar andando por aí com um caderno com a capa feiosa, eu recortava algumas imagens de revistas, pegava uns postais e cobria tudo com fita adesiva transparente, porque, vou te contar, o Papel Contact me odeia e o sentimento é absolutamente recíproco! Nunca consegui me entender com aquele bicho... Já a fita transparente [daquelas mais largas] é minha amiga fiel, minha irmã camarada... É mais fácil de controlar, e quase nunca deixa bolinhas...

O bacana de fazer isso nos meus cadernos [que são cadernos de planejamento, notas, essas coisas...], é que meus alunos adoram, e alguns acabam até fazendo igual, e vem, todos faceiros, me mostrar a arte que fizeram... E vamos combinar que é sempre muito bom inspirar alguém a fazer arte, né? Mesmo que esta arte seja a mais simples de todas...

Na arrumação do quarto, estava guardando os cadernos do ano passado, e resolvi tirar foto e mostrá-los por aqui. Cada uma das figuras é pensada, e reflete meus gostos e minhas querências... 'Bora espiar? [Ps: se clicar na imagens, elas aumentam...] Primeiro, uma visão geral...



Esse é do 1° semestre do ano passado... Na frente meu amor pelo cinema: Don Corleone e seu fiel consigliére [já falei do meu amor pelo Poderoso Chefão AQUI. Pra mim, os três melhores filmes do mundo!!!]; a turma de O mágico de Oz e um dos melhores artistas que esse mundo caótico já viu, Charles Chaplin... Na capa de trás, uma página da antiga revista MTV [da qual eu era assinante. Me senti órfã quando a revista acabou, porque era ótima!] com uma ilustração fofa e uma frase da Frida, que acabou virando um dos meus lemas de vida; e uma pintura de Cândido Portinari, um dos pintores brasileiros que mais admiro...


Agora os dois cadernos do 2° semestre do ano passado [um pra cada escola]: Claude Monet e Van Gogh, dois dos artistas que mais amo... Além deles, duas artes [feitas pelo ThonThon] de personagens de dois filmes que adoro: Alexander DeLarge, Laranja Mecânica, e Mia Wallace, Pulp Fiction.




No 1° semestre desse ano, misturei mais quadrinhos e literatura... Na frente, muitos e muitos quadrinhos... Principalmente Fábio Moon e Gabriel Bá, de quem falo tanto aqui no blog. [Esses recortes tirei das edições da minha dissertação que foram entregues na qualificação]. Tem também Mafalda [minha versão cartoon] e Peanuts. Atrás, Clarice, Machado, Drummond, um quadro de Matisse (A Dança), que acho lindo, mais Godfather, mais Moon e Bá...



E por último, o caderno que fiz pra esse 2° semestre... Na frente, Dr. Bacamarte desenhado por Moon e Bá, Escher, Peanuts, Portinari, Sociedade dos Poetas Mortos e a fofura do Historietas Assombradas para crianças mal-criadas [vou falar sobre ele amanhã no Post Its...]! Atrás, Matisse again, mais Moon e Bá [falei muito sobre eles na dissertação!], Mafaldinha again e João Cabral...


E aí estão meus cadernos. Gosto deles assim, porque, ao contrário de um caderno da marca tal, esses tem exatamente a minha cara e minhas mãos... Além disso, aproveito papel que, provavelmente, seria jogado fora. É engraçado, que já olho revistas e afins com um olho meio clínico, pensando nas imagens como futuras colagens de cadernos, caixas...

No fim, além da colcha de retalhos, tenho também um caderno de retalhos...

Mas, e você, também gosta de personalizar seus cadernos?

Um beijo, cheio de uma maldade nem tão má assim...
@patriciapirota

2 comentários:

  1. Adorei isso dos seus cadernos e vou adotar!!! As coisas personalizadas têm mais valor. E é mto legal vc ainda inspirar os alunos :)

    beijãoooo

    ResponderExcluir
  2. nossaa que legal isso!!depois vou mostrar pra minha filha pra inspira-la beijos

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...