segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vinte e nove...

Companhia Musical: Vinte e nove, Legião Urbana

"A gente não faz aniversários. Os aniversários é que vão fazendo a gente. E depois, lentamente, desfazendo. [...] Até uma certa idade se faz festa por um ano a mais, depois de uma certa idade se faz festa por um ano a menos, mas aí a festa é pra disfarçar." (Luis Fernando Veríssimo)

Desde que li esse texto do Veríssimo, que todos os anos, no dia do meu aniversário, me lembro dele. Não sei se é porque me apeguei, ou se é porque ele sempre faz sentido. Afinal, no fundo, também acho que são nossos aniversários que nos fazem.

É engraçado, pois vivemos 365 dias no ano, e resolvemos fazer festa em apenas um. É esse um dia que esperamos ansiosamente, na esperança de que, com a mudança na idade, venha também a mudança de vida.

Acho que a comemoração do dia em que nascemos é importante, pois ali começa um novo ano. Aliás, pra mim, o aniversário é mais ano novo que o próprio Ano Novo. Porque não é coletivo, mas só meu [e sim! Eu sou egoísta! Ao menos com meu ano novo...].

Hoje, eu celebro mais uma volta de minha alma em torno do sol. Hoje eu celebro minha família, meus amigos. Hoje eu celebro meu trabalho. Hoje, eu celebro o fato de estar viva. E ponto.

Porque viver é meu grande presente. E eu vivo todos os dias. Logo, sou presenteada todos os dias...

Acredito que a data do nosso aniversário é o momento ideal pra olharmos pra dentro. Pra nos perguntarmos sobre o que já fizemos e o que ainda precisamos e queremos fazer. Pra sepultarmos tristezas, e abrirmos espaço pra futuras alegrias. Porque, quando o coração e a alma estão cheios de tristeza, nada mais ali cabe.

Hoje eu completo 29 anos. O último antes de entrar na era balzaquiana. O último pra poder dizer "Tenho vinte e poucos anos". O último de uma década memorável e na qual vivi pra valer. Nos últimos dez anos, eu não brinquei de viver, eu vivi de verdade. Me joguei na vida, e recebi tudo o que ela tinha a me dar, fosse bom ou mau.

Hoje sinto a necessidade de parar e refletir. Refletir sobre as mudanças da vida. Ontem, estava um calor absurdamente insuportável. Agora, enquanto escrevo o post, caiu uma chuva nervosa, com vontade de arrancar a sujeira do mundo. Respiro aliviada o ar fresco que ela traz, e penso sobre o quão imprevisíveis são os passos dessa dança da vida...

Hoje eu vou limpar meu quarto [que andou esquecido tamanha a correria dos últimos dias] e reorganizar minha estante de livros. Hoje eu vou sorrir e agradecer por poder agradecer. Hoje eu vou fazer listas de desejos e de promessas... Hoje eu vou comemorar pelos dias que já se passaram, e, principalmente, pelos dias que estão por vir...

E hoje até o Google me desejou Feliz Aniversário, espia só:
Thanx Google! ;)

Um beijo, cheio de uma maldade nem tão má assim...

Ps: Como meu maior presente de aniversário é a Semana do Saco Cheio, podem esperar por vários posts e por todos os comentários devidamente respondidos. Peço desculpas pela demora tão longa em respondê-los. Mas, você não teriam coragem de brigar com uma aniversariante, teriam? ;)


6 comentários:

  1. Bom, Primeiramente, parabéns, todos os seus aniversários são ótimos para mim porque você fica mais velha que eu, afinal você é veterana!!!
    Concordo, ano novo faz bem mais sentido se comemorar no aniversário, porque é onde você completa mais 1 ano (inteiro) de vida. Você podia usar os Dia dos Mortos pra sepultar tristezas não? Aí sobra mais tempo pras coisas boas...
    Espero que eu esteja incluso em alguma dessas listas aí, nem que seja numa lista de pessoas pra visitar.
    Beijos, amo você pra sempre. o/

    ResponderExcluir
  2. parabéns!!! hehehe.. nossa, 29... passa rápido né? Daqui a pouco chego nessa casa tbm... mal piscamos e já estamos lá..
    e aproveita a semana de feriadão... mt bom ne? xD

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Felicidades mil!
    Estou aqui para lhe dizer uma coisa muito séria... hahahaha
    Qdo tinha 29 anos minha mãe me disse para curtir muito essa idade, pois no meu último dia de 29 anos dormiria uma pessoa e acordaria outra... Claaaaaro que não acreditei nessa profecia... Mas do alto dos meus 33 anos estou aqui prá te dizer que é verdade... Aos trinta a vida só melhora, vc continua curtindo tudo e todos mas com uma maturidade diferente, o vento no rosto é diferente, a chuva no corpo é diferente, a coca cola com biscoito é diferente e até o beijo daquele carinha torna-se diferente... e o mais especial... tudo torna-se diferente e para melhor... O sexo, a comida, o estudo, o trabalho vc passa a ver tudo diferente. Mais colorido? Não sei... só que com certeza muuiiito mais especial...
    Você tem a sensação de dever cumprido... Afinal vc já cumpriu metas importantes na vida, passou da infância, adolescência, efervescência, faculdade, épocas de escolha e medos. E, está aqui firme, forte, feliz viva!
    Por isso te digo CURTA MUUUIIITO SEUS 29! Pois os trinta você curtirá muito mais, serão novos aprendizados e curtições mas com um olhar totalmente diferente. E daqui um ano nos encontrarem aqui neste mesmo lugarzinho para que me contes como é seu novo olhar agora balzaquiano. Bjs mil.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Patrícia! Que esta nova fase lhe seja fecunda como tem sido na criação, que lhe seja repleta de saúde e que suas alegrias não parem de se sobrepor aos tropeços, problemas e obstáculos. Que a vida lhe seja leve, amena e agradável daqui para frente. E que esse parafrente dure longos e bons anos. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Querida Patricia, meus parabéns a você! Muitas felicidades, sorte e paciência com os afazeres do trabalho, promoções da Submarino... cheirinho de livro novo em todos os cantos da casa, bibliotecas decentes, ônibus que não passam em nenhum buraco e não trazem nenhum brinde sonoro (como funk), chocolate, quadrinhos de todo o tipo... e todas as pequenas coisas que tornam cada dia um grande dia :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...