domingo, 11 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2012

Eu lutei. Lutei com todas as minhas forças de pessoa que não sabe ler listas impostas, não sabe cumprir prazos que não sejam de morte [como entregar notas e diários na secretaria], não gosta de autores e leituras desconhecidos. Tentei evitar, mas depois que Gabriela Ventura [Quinas e Cantos] e Luara Franco [Isaac Sabe] fizeram vários convites no Twitter, e postaram em seus maravilhosos blogs, meio que me senti compelida a fazer parte do desafio...

Afinal, é sempre bom encararmos um desafio. Mesmo eu, que tenho medo do novo. Mesmo eu, que às vezes acho que tenho desafios por demais. Penso que será bom expandir esse universo literário.

Na primeira vez que as meninas falaram do Desafio, eu fiquei empolgada. Mas logo desempolguei quando soube que teria que ler apenas livros nunca d'antes lidos [como se isso fosse coisa de outro mundo, relevem a casmurrice...], e, além disso, teria que fazer uma lista, agora, já, planejando o que eu irei ler...

Além do fato de eu estar de porre de planejamentos, alguns temas não cabem muito bem no meu gosto literário. E nem comida diferente eu gosto de provar, imagina livro!

Mas uma de minhas resoluções de ano novo - as quais, provavelmente, não cumprirei nem metade - é tentar dar uma chacoalhada na rotina. Tentar novos caminhos, experimentar novas cores, novos sons. Não deixar o cotidiano me arrastar para um mundo de mesmices e lamúrias sem fim.

Por isso tudo, e otras cositas más, cá estou. Pronta pra um desafio que tem tudo pra enriquecer meu ano de 2012.

Pra saber mais sobre o Desafio Literário 2012, é só clicar na imagem ali de cima. Você será direcionado para o site, com todas as informações.

'Bora lá para os temas e minha lista inicial, que poderá ser drasticamente modificada, dependendo do meu mau/bom humor do mês, e das indicações lidas em outros blogs. [Ps: os trechos em itálico são definições do blog Desafio Literário]


Decidi escolher um livro principal, e alguns reserva. Vai que...

Janeiro 2012

Literatura Gastronômica - mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.  ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.

1. Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel
2. Julie & Julia, de Julie Powell

Fevereiro  2012

Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!

1. Juliet, naked, de Nick Hornby [Não sei se devem ser títulos apenas com o nome próprio, ou podem conter outras palavras. Se for o último caso, esse é o escolhido, pois não terminei de lê-lo. Na verdade, mal comecei...]
2. Clarice, de Benjamim Moser
3. Chico Buarque, de Wagner Homem

Março 2012

Serial Killer - O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.

1. As esganadas - de Jô Soares

Abril 2012

Escritor(a) oriental - que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc...

Não consegui escolher, deus do céu! Não consegui... Esperemos pelos próximos capítulos...

Maio 2012

Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.

1. Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway – Guerra Civil Espanhola

Junho 2012

Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado  ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.

1. A Máquina do Tempo, de H. G. Wells 
2. O fim da eternidade, de Isaac Asimov

Julho 2012

Prêmio Jabuti –  Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e  Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções:  Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio. Clique no link abaixo e pesquise:  http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/edicoes-anteriores/

1. Budapeste, de Chico Buarque
2. Leite Derramado, de Chico Buarque
3. Cordilheira, de Daniel Galera

Agosto 2012

Terror - O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem...) como as narrativas com personagens humanos.

1. Qualquer um do H. P. Lovecraft

Setembro 2012

Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc...).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.

1. O ladrão de raios - Rick Riordan
2. Os outros livros da série Percy Jackson

Outubro 2012

Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

1. Bordados, de Marjane Satrapi
2. Funhome - uma tragicomédia em família, de Alison Bechdel
3. Retalhos, de Craig Thompson

Novembro 2012

Escritor(a) africano - que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.

1. O Último Voo do Flamingo, de Mia Couto
2. Um Rio Chamado Tempo, Um Casa Chamada Terra, de Mia Couto
3. Desonra, de J. M. Coetzee

Dezembro 2012

Poesia -  A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias..., em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)

1. Florbela Espanca (poemas), de Florbela Espanca
2. Poesia, de T.S. Elliot

E por agora é isso... Qualquer atualização na lista, eu corro aqui.

E você, 'bora participar também?

Um beijo cheio de uma maldade nem tão má assim...


4 comentários:

  1. eu acho que não vai rolar... além de não gostar de obrigações, tenho problemas com algumas temáticas aí propostas...

    mas meodeos todo mundo que eu conheço e gosto vai participar!

    ResponderExcluir
  2. Ju, se anima! a gente pode sempre subverter um pouquinho as regras (mesmo que os organizadores não gostem nada disso!)

    Patricia, chuchu: adorei suas escolhas. Juliet, Naked é um daqueles livros que guardo no coração. ;)

    O melhor de tudo é ter com quem trocar figurinhas no ano que vem! ~eêêê!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Patricia
    Que bom que vai participar, boa sorte para nós!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou bem animada pra ler O fim da eternidade, As Esganadas e alguma coisa do Mia Couto! Depois que ouvi a Juliana falando sobre ele em um video fiquei bastante interessada em procurar algo dele! Apesar de eu ter certeza de que não conseguirei cumprir esse desafio literário, porque farei 4 vestibulares no ano que vem e terei muitas obras pra ler; estou começando a me empolgar com ele... vários blogs que eu gosto estão aderindo à ideia e eu já estou anotando vários livros pra tentar ler também :D

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...