sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva Literária 2011


E cá estamos nós, chegando ao final de 2011... Não vou me despedir totalmente, porque amanhã farei o clássico post de final de ano. Por hoje, deixo minha participação na Retrospectiva Literária 2011, ideia bem bacana da Angélica Roz, lá do Pensamento Tangencial.

Então 'bora lá, minha gente!

1. O livro infanto-juvenil que mais gostei:
Machado e Juca, Luiz Antonio Aguiar [Editora Saraiva]

2. A aventura que me tirou o fôlego:
Então... Aqui temos um problema... O que seria "aventura"? Se formos considerar como aventura esses livros YA, que tem super personagens, eu não li nenhum. Eu até consideraria o Vendedor de Armas, do Hugh Laurie [casa comigo?], como uma aventura. E, se for, com certeza foi a melhor do ano.

3. O terror que me deixou sem dormir:
Então [2]... Eu não leio livros de terror. Só se eu considerar o Criaturas da Noite, do Neil Gaiman e do Michael Zulli, como terror; mas ainda que eu o fizesse, ele não me deixou sem dormir... Pelo menos não pelo fato de ter me assutado...

4. O suspense mais eletrizante:
Então [3] [Já 'tá virando uma saga isso...]... Eu não leio livros de suspense. Não gosto. A não ser que Literatura Fantástica [como Edgar Alan Poe] seja considerada suspense. De qualquer forma, não li nenhum nesse estilo durante esse ano.

5. O romance que me fez suspirar:
Aída [Ópera em Quadrinhos], de Giuseppe Verdi - Roteiro: Rosana Rios Arte Klayton Luz [Editora Scipione]

6. A saga que me conquistou:
O mochileiro das galáxias, Douglas Adamns [Editora Sextante]

7. O clássico que me marcou:
Toda Mafalda, Quino [Editora Martins Fontes] Ai de quem ousar dizer que Mafalda não é clássico!

8. O livro que me fez refletir:
Todos. Em toda obra de arte [e de vida] há matéria para reflexão....

9. O livro que me fez rir:
Cotoco, John van de Ruit [Editora Intrínseca]

10. O livro que me fez chorar:
Triângulo das Águas, Caio Fernando Abreu [Editora L&PM Pocket]

11. O melhor livro de fantasia:
Batman - a piada mortal, Alan Moore e Brian Bolland [Editora DC Comics]

12. O livro que me decepcionou:
Ler, viver e amar em Los Angeles, Jennifer Kaufman [Tem pseudoresenha do livro AQUI]

13. O livro que me surpreendeu:
Clube dos leitores de histórias tristes - Lourenço Cazarré [Editora Saraiva]

14. A frase que não saiu da minha cabeça:
Na verdade, não é uma frase lida esse ano, mas é uma frase que me acompanha já há algum tempo, e que eu tento nunca esquecer: "É preciso ter força para rir, relaxar e ser leve. A tragédia é ridícula", Frida Kahlo.

15. O(a) personagem do ano:
Me recuso veementemente. Não consigo escolher uma personagem só, infelizmente. Seria injustiça. ;)

16. O casal perfeito:
Bridget Jones e Mark Darcy [Bridget Jones no limite da razão, Helen Fielding]

17. O(a) autor(a) revelação:
Luiz Antonio Aguiar. Apesar de o cara já ter anos de estrada, eu não conhecia praticamente nada dele. Esse ano pude ler várias coisas, e fui obrigada a me tornar fã, porque o cara é ótimo.

18. O melhor livro nacional:
Feliz por nada, Martha Medeiros

19. O melhor livro que li em 2011:
Oi? Alguém falou comigo? Sou incapaz de escolher um só, minha gente... Sinto muito, mas essa pergunta vou ter que passar...

20. Li em 2011 50 livros.

21. A minha meta literária para 2012 é:
No mínimo, 50 livros.

É isso! Desafio cumprido! E que venha 2012, cheio de novos desafios!

Beijo procês!

3 comentários:

  1. Tomei uma surra do Caio, Pati!
    Achei Triângulo das águas difícil demais!
    E também curti a saga do mochileiro. Esses dois li por indicação sua, sua linda!

    Beijinhos muitos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati! Sou nova no seu blog (minha mãe iria colocar meu nome de Patricia mas mudou de idéia... acho que ela fez bem :PPPP hehe )
    Adorei a lista! a série guia do mochileiro das galáxias é muito perfeita... li faz uns 6 anos mas vivo relendo! Adoro a tradução também!
    E eu estudo matemática então eu me empolgo MUITO com a série... haha

    A sua escolha no quadrinhos tb foi ótima... piada mortal li quando tinha 14 anos e meio que mudou minha visão de várias coisas, um que li esse ano e que tb tá topo da minha lista é Persépolis.

    ResponderExcluir
  3. Disso tudo, Cotoco tah na minha lista de leitura pra ontem!!!

    Feliz por nada tb, mas não com tanta urgência quanto Cotoco. E Mafalda... Ai Jesus, nunca li Mafalda :(

    @tathys

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...