sábado, 18 de agosto de 2012

A morte em Andreiev, Tolstói, Örkény e Lessa [Leituras de MininaMá #14]

Oi! Tudo bem com você? ;)

E não é que faz um tempão que não divulgo meus vídeos aqui no blog?! Acho que acabei meio que trocando um pelo outro temporariamente... Andei cheia de amores pelo Youtube, mas agora estou voltando pro bloguito velho de guerra.

E o post e hoje é pra falar sobre o último vídeo [clica que ele te dá a mão e te leva pro Youtube]


Nesse vídeo eu faço considerações sobre quatro livros que falam, cada um sob uma ótica diferente, da Morte. Não a Morte de Gaiman, mas a morte-morte, aquela maldita que nos espera no fim da estrada.

Os livros sobre os quais falei são:
  1. Os sete enforcados - Leonid Andreiev [Editora Rocco Jovens Leitores]
  2. A exposição das rosas - István Örkény [Editora 34]
  3. A morte de Ivan Ilitch - Leon Tolstói [L&PM Pocket]
  4. A desintegração da morte - Orígenes Lessa [Editora Moderna]


Foram citados no vídeo:



Durante o vídeo, eu li uma passagem da "Introdução à edição americana", escrita pelo Andreiev em ocasião do lançamento do livro nos Estados Unidos. Vou escrever abaixo a passagem que li, pois é um daqueles textos capazes de nos fazer encarar o mundo de outra forma. Espero que gostem tanto quanto eu...

Introdução à edição americana
"Fico muito feliz de ver Os Sete Enforcados publicado em inglês. O infortúnio de todos nós é conhecermos tão pouco, ou mesmo nada, uns aos outros. A Literatura, a quem tenho a honra de servir, é importante exatamente porque a tarefa mais nobre que ela se impõe é a de anular fronteiras e distâncias.

Como uma casca espessa, todo ser humano está encerrado em uma capa de corpo, roupa e vida. Quem é o homem? Podemos apenas conjeturar. Que constitui sua alegria ou tristeza? Podemos adivinhar apenas, por seus atos, que com frequência são enigmáticos, e por seu riso e suas lágrimas, que muitas vezes nos são inteiramente incompreensíveis. E se nós, russos, que vivemos tão unidos em constante miséria, compreendemos tão mal uns aos outros a ponto de matarmos sem piedade aqueles que deveriam ser lamentados ou mesmo recompensados, e elogiamos aqueles que deveriam ser castigados, muito mais difícil é pra vocês, americanos, compreender a distante Rússia. Entretanto, para nós, russos, é igualmente difícil compreender a distante América, com a qual sonhamos em nossa juventude e sobre a qual refletimos tão profundamente em nossos anos de maturidade.

Os massacres dos judeus e a fome; um Parlamento e execuções, saques e o maior heroísmo; A Centena Negra e Léon Tolstói - que mistura de figuras e conceitos, que fonte fecunda de todo tipo de equívocos! A verdade da vida silencia, consternada, e a falsidade atrevida grita bem alto perguntas urgentes e dolorosas: 'Com quem serei solidário? Em quem confiarei? A quem amarei?'.

[...] E se minha história real de sete dos milhares de enforcados ajudar a destruir pelo menos uma das barreiras que separam uma nação da outra, um ser humano do outro, uma alma de outra alma, eu me considerarei satisfeito."

[Referência: ANDREIEV, Leonid. Tradução Eliana Sabino. Os sete enforcados. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2011 p. 11-15]

Um beijo procês!

10 comentários:

  1. Muito bom!
    Tou amando teu vlog e citei o teu blog no meu blog!
    Amei a ideia do Amigo Secreto Literário!
    Se é que serve de consolo (sobre a mudança), é que muita coisa foi roubada quando eu me mudei, rs
    Mas enfim, mudança é stress mesmo .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! =D
      Fico feliz que tenha gostado. Vou lá espiar seu blog. ;)
      Ai, senhor... Ter as coisas roubadas deve ser horrível, né. Sinto muito.
      Beijo procê!

      Excluir
  2. gosto muito de você, "leãozinha" =*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pat! Tudo bem?
    Acompanho-te no YT, por aqui nunca comentei, acho. Não sei se vai reconhecer meu nome, hehe!
    Bom, mas vim aqui porque criei um blog faz pouco tempo e o último post é sobre vlogs brasileiros. Você está lá! Se puder, dê uma passada e me siga o que achou!
    Beijos,
    Juliana

    http://aslistasdajuliana.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua querida!
      Ah! Que bacana! Vou lá ver! =D
      Beijo procê!

      Excluir
  4. Patricia olá!!
    Passei só para deixar o link do filme "O Leitor" quando tiver um tempinho.
    Como ler livros, tbm não gosto de ver filmes aqui.
    Mas, ultimamente tem sido uma alternativa aos filmes que ainda não comprei.
    Não sei, como é com você. Tenho uma coleçãozinha tbm de dvds.
    A tv a cabo a gente paga mas tem passado muito filme repetido e até mesmo ruim...
    Bem o link é esse: http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm
    Bjk

    ResponderExcluir
  5. Pati, te perguntar, no seu vídeo "OS SETE PECADOS CAPITAIS DA LEITURA", na parte da gula você cita um primeiro autor (7:06) que eu não entendi o nome.
    Qual autor que seria? :~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Então, até eu fiquei com dificuldade pra saber o que falei!
      Aulas de dicção, precisamos! x)
      Nessa hora eu não falei nome de autor, falei "chick lit", de literatura pra mulherzinha.
      Eu queria te mandar a resposta por e-mail, mas não achei seu perfil, então espero que veja por aqui. =)

      Excluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...