quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sobre vlogs literários e pessoas.

Fonte: Pinterest
Penso que já passou da hora de eu falar sobre isso aqui no blog. Como 'cês já sabem, a estrupícia que vos fala tem um Vlog no Youtube [Ainda MininaMá]. Esse mês ele completa 1 ano e 5 meses de vida, e tem me dado muitas e muitas alegrias.

Acho estranha a palavra Vlog [abreviação de Vídeo Log] prefiro a palavra Canal, que, vejam, também tem outros tantos sentidos que acho estranhos. No fim das contas, prefiro dizer que tenho um espaço lá no Youtube, no qual falo sobre livros, o Universo e tudo mais.

E minha entrada no mundo do Youtube é culpa exclusivamente da dona Juliana Gervason, minha Quindim do O batom de Clarice. Um belo dia, depois de descobrir os vídeos da Tati Feltrin [de quem falo melhor daqui a pouquinho], Ju me botou doida pra fazer o tal bookshelf tour, o tão famoso passeio pela minha estante.

Relutei, porque, vejam, minha câmera antiga tinha a memória mais escassa que a da Dori... Ela só gravava dois minutos, daí eu tinha que ir lá, no computador, descarregar o que foi gravado, e continuar gravando. Ainda assim, consegui a façanha de gravar mais de 40 minutos falando de uma estante. Pensa na pessoa que fala!

Daí que inspirada pela Ju, também comecei a falar sobre os meus livros e leituras... E nós duas inspiradas na dona Tatiana Feltrin, a grande desbravadora dos mares literários do Youtube brasileiro. Ficou piegas isso, né? Mas é bem isso o que acho da Tati, a quem hoje tenho o imenso prazer e orgulho de chamar de amiga.

Tati começou seu canal quando ninguém se atrevia a dar suas opiniões literárias assim, de frente com Gabi, e de um jeito simples, honesto e divertido, passou a influenciar a vida de milhares de pessoas. E milhares dicumforça, porque hoje o canal Tiny Little Things tem mais de 14 mil inscritos!!! Isso é pra esfregar na cara daquela parcela da sociedade que vive dizendo que brasileiro não lê e blablablá [mas sobre essa coisa de ler ou não ler eis a questão, falo num post mais pra frente...].

Depois veio Denise [Meus olhos verdes], a pessoa mais carismática, latina e estabanada deste Youtube.

E nós, junto com Aline Aimée [Little doll house] e Lia Costa [Quero morar em uma livraria] acabamos formando um grupo de amigas que, não fosse a distância real, seriam inseparáveis. E são canais e blogs com os quais eu, assiduamente, me delicio.

O Youtube me trouxe muitas alegrias, mas, especialmente, me trouxe muitas amizades. E, além disso, incontáveis sorrisos. Naquelas semanas em que as provas se acumulavam para serem corrigidas, os pais se juntavam pra atormentar e os alunos decidiam fazer o Armagedon em plena sala de aula, eu chegava em casa, ligava a minha câmera e esquecia do mundo. Éramos só eu e meu "espectador ideal", tal qual o leitor ideal do Calvino...

E daí vinham os comentários, em sua maioria tão gentis, tão ricos em debates, opiniões. E isso é uma das coisas que mais aprecio no Youtube: a troca quase que imediata de opiniões, de conhecimento. Penso que eu, que faço os vídeos, não sou a detentora da verdade, estou ali só pra dar a minha opinião, e saber qual é a opinião de quem me assiste; assim, num diálogo, numa prosa virtual...

Aliás, até hoje não sei como chamar as pessoas que assistem aos vídeos no Youtube... Assinantes parece coisa de quem lê jornal. Espectador é coisa do Raul Gil. Youtuber é bacana e tal, mas queria uma palavra assim, nossa, aportuguesada, abrasileirada...

Mas, infelizmente, sempre "há algo de podre no reino da Dinamarca"... Assim como nas outras redes sociais, no Youtube também existem trolls e pessoas que gastam seu precioso tempo infernizando a vida alheia. Me é muito difícil compreender por que diabos as pessoas precisam criticar, inferiorizar, atormentar outras pessoas, enquanto poderiam estar elogiando, compartilhando, contribuindo pra fazer da sociedade um lugar melhor. Na verdade eu até compreendo [aulas de Filosofia e História, um beijo procês!], mas não aceito. Sinto muito, mas vou morrer sem aceitar que, ao invés de fazer algo útil [como carpir um belo lote, por exemplo] alguém perca seu tempo denegrindo e infernizando o próximo.

Eu já fiz dois vídeos falando sobre isso, aliás. Se você ainda não viu, tem o Ora Bolas #1 e o Post Its #1 . 'Bora lá discutir comigo...

Nesse mais de ano frequentando a terra dos vlogs literários no Youtube, vi acontecer um boom de canais literários. Alguns são extensões dos seus respectivos blogs [aliás, como tem blog literário nessa internet, gente!], outros são independentes. Infelizmente, não dou conta de seguir tudo [como disse a Tati nesse vídeo aqui, o Concluindo 2012. Vídeo maravilhoso, as always]. Tenho como prioritários os vídeos das meninas e mais alguns canais dos quais gosto muito...

Nem sempre o tema do canal vem de encontro aos meus gostos literários, mas ainda assim tem gente que é tão bacana, tão carismática e tranquila, que mesmo que esteja falando de livros que eu nunca vou ler na vida, eu acabo assistindo e gostando.

Então resolvi fazer uma listinha dos canais que mais tenho visto nos últimos tempos. É claro que existem muitos e muitos outros canais, mas se eu fosse listar todos passaria horas e horas aqui. Dessa forma, vou listar só os que eu acompanho mesmo... Aqueles nos quais estou sempre vendo os videos e comentando...
Outro dia faço um post com mais canais, que não costumo acompanhar, mas que também são bons.

A Tati Feltrin já fez quatro vídeos indicando canais literários. Inclusive, no 1°, ela fala do meu muquifo, o que, com certeza, fez com que as pessoas passassem a frequentar meu canal [E Tati, não esqueci do panetone, hein! ;)]. Vá lá assistir as indicações da Tati: Meus canais literários preferidosDicas de canais literários 2Dicas de canais literários 3Dicas de canais literários 4.

E se você tiver algum canal pra indicar, fique à vontade nos comentários, que é sempre bom conhecer coisas novas! ;)

Ps: Lista em ordem alfabética, pra modo de não mostrar favoritismos. ;)
  1. A mulher que ama livros - Feito pela Cláudia.
  2. aViviu - Feito pela Vitória.
  3. BrunaMSilva - Feito pela Bruna.
  4. Denise Mercedes - Feito pela minha amada olhos verdes, dona Denise Mercedes.
  5. Estante Indiscreta - Feito pela Gláucia.
  6. Giu Fernandes - Feito pela Giu.
  7. Inês Books - Feito pela Inês.
  8. Isaac Sabe - Feito pela querida Luara.
  9. JotaPluftz - Feito pela Juliana Poggi.
  10. Lendo e Comentando - Feito pela Amanda.
  11. Lidolendo - Feito pela Isa.
  12. Literalmente Vlogando - Feito pela Morgana.
  13. Mariana Melo - Feito pela Mariana.
  14. Mil Folhas - Feito pela Nádia.
  15. Na minha estante - Bruno Miranda
  16. Nayara Nascimento - Feito pela Nayara.
  17. O Batom de Clarice - Feito pela minha querida quindim, Ju Gervason.
  18. Selo Fodality - Feito pelos meninos Ronnie, Fernando e Nauty. [Não é um canal prioritariamente literário, mas eles falam bastante sobre Literatura e Quadrinhos].
  19. Tatiana Feltrin - Feito pela minha ídola e amiga querida Tatiana Feltrin.
Embora eu já tenha dito ali em cima, faço questão de reforçar [porque tem gente que, na internet, fica meio desatento e não lê as coisas direito] que os canais citados aqui são os que eu mais acompanho, e com os quais tenho algum tipo de afinidade literária. Eu sei que exitem tantos outros ótimos canais, mas que são canais que eu não acompanho ou nos quais não sou inscrita. Se você conhece algum canal que não esteja na minha lista, fique super à vontade pra me indicar outro. ;)

E por hoje é só... E você, também tem um canal no Youtube? Assiste a vídeos literários? Conta pra mim, vai. ;)

Beijo procês!

26 comentários:

  1. ótimo texto, Patrícia!! Eu adoro seu canal por ser verdadeiro, assim como o da Jú, Luara, Tati, Giu... Blog literário brota. EU ACHO que acaba na mesmice, você entra em um vê a mesma coisa que o outro e assim por diante.
    Eu sou alucinada por leitura, tanto no pessoal quanto na vida profissional lido todo dia com ela. Mas tenho outros "gostos", e é isso que me identifico com o canal de vocês. Cada uma fala do que gosta, mesmo sendo literatura o seu gosto não bate 100% com o da Jú, da Luara, da Giu...
    Os benditos Trolls (tipo pôneis malditos) irão continuar, pois sempre tem gente pequena querendo atrapalhar quem é de bem e feliz com a vida!
    Menina, amei a Mafalda ali no alto. Ficou lindaaa!! Amo a Mafaldinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Charlene! =)
      Que delícia de comentário...
      É chato mesmo ver sempre sempre a mesma coisa. É claro que tem horas que rola um "inconsciente coletivo", e a gente acaba lendo os mesmos livros, mas né, cada um tem sua opinião, e é isso que acho legal.
      Eu também amo Mafalda!!! 'Cê viu que garbosa ela ficou ali, ao lado do Machado? ;)
      Beijo procê!

      Excluir
  2. Ei Pati,
    1º adoooorei a imagem do post! *_* haha
    2º Own que amor, eu to ali!
    3º Tem como não gostar dos seus vídeos cheinho de easter eggs? :P

    Veja, hoje eu gosto mais de fazer vídeo do que escrever no blog... mas ambos são o que me impulsiona a ser uma leitora ávida.

    Beijoooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruninha,
      Essa imagem é 'mó bacana, né?
      Sim, você está! ;) Tenho acompanhado pouco, mas 'cê sabe que gosto do seu canal, né?
      Own... Nunca tinha pensado nos meus vídeos com easter eggs! Adorei isso! =D

      Eu também prefiro os vídeos hoje em dia, mas ando voltando aos amores com o blog...
      Beijo procê!

      Excluir
  3. Oi, Patricia!!! Coincidentemente estava pensando em fazer uma listinha assim com meus vlogs favoritos, mesmo não sendo uma produtora de vídeos sou uma consumidora, rs. Olha, eu acho que essa questão dos trolls nem deveria ser comentada porque o que eles realmente querem é incomodar e vocês mostrando que se incomodam é uma vitória para eles. Acredito que a indiferença é a melhor arma. Se for pra indicar um canal, indico o do Espanadores e o da Claire Scorzi. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua...
      Eba! Faça sua listinha sim! Vou adorar saber o que você anda consumindo. =)
      Pois é, menina... Também acho que a gente perde tempo demais com os trolls.
      Uia! 'Brigada pelas indicações! Vou anotar aqui, com certeza!
      Beijo procê!

      Excluir
  4. Cheguei aqui pelo texto "O que cabe me uma valise" do HPcharles no blog da tati feltrim ....ele mencionou esse blog e cá estou eu sem ter lido uma palavra neste blog(a não ser o nome dele lógico) seguindo o blog e me inscrevendo no canal do YT :D é um prazer apesar de ser homem até mesmo um pocuo machista mas adooooooooro textos inteligentes e todo tipo de cultura(boa) de gibi da monica à agatha christie , de funk a phelip glass....enfim ...mais um seguidor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitor
      Seja muitíssimo bem-vindo!
      Gosto por demais do blog da Tati e do HP. Que bom que veio de lá.
      Muito obrigada por acompanhar! =)

      Excluir
  5. Concordo com tudo o que disse sobre os Trolls, acho que é muita falta do que fazer... Sobre as indicações dos canais literários, adoro todos, só acho que faltou a lindinha da Mariana Gastal ai nessa lista, não sei se você já teve a oportunidade de ver os videos dela, são muito bons! Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trolls são perda de tempo, né...
      Uia! Vou conferir a Mariana! Acho que devo ter visto algum, mas não acompanho sempre. 'Brigada pela dica, Jacque!
      Beijo procê!

      Excluir
  6. Óoooooooo 'brigava, viu? (isto era para ler com sotaque brasileiro! Agora voltamos para o sotaque português - para ler em voz alta e ires treinando para uma visita futura :D)
    Eu não consigo acompanhar todos os canais que eu gostaria mas fico tão contente por haver pessoas tão simpáticas e fofas a falar sobre livros. Enche-me o coração :) A interação é tão boa que dá bem para esquecer esses desocupados maldizentes (gente mais chata!).
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ri por demais com sua ideia do sotaque, Inês!
      Opa! Se os deuses permitirem, logo logo irei aí visitar vocês e tentar falar com esse sotaque que vocês tem, que é delicioso! =)
      Infelizmente a gente não dá conta de acompanhar tudo, né? Mas o bom é que tem pra todos os gostos...
      Beijo procê!

      Excluir
  7. Gosto demais dos teus vídeos. Depois do canal da Tati (sempre a Tati) foi um dos primeiros que comecei a seguir. E depois... bem... depois foi uma enxurrada deles q eu não dou conta de acompanhar mais. Mas fiz um post lá no blog tb, listando aqueles a q eu assisto mais assiduamente. E fiz questão de frisar q a lista estava em ordem alfabética e não em ordem de preferência, por que senão "lá vem os trolls!". Aliás, essas entidades não merecem nada além da nossa indiferença. Não vale a pena nem responder. É "block" e "ignore" no ato!
    Eu não tenho a menor intenção de começar a fazer vídeos, mas curto demais assistir. Alguma dica de canal internacinoal que valha a pena?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário, Cristine!
      Uia, vou lá conferir sua lista. ;)
      Tem o 1book1review, mas eu assisto pouco os internacionais, viu...
      Abraço procê!

      Excluir
  8. Oi Patricia!! Passei a acompanhar os vlogs sobre literatura a pouco tempo, mas foi assim tão, mas tão bom que passei uns 4 dias sem fazer mais nada da minha vida. Dessa forma, não lembro qual foi o primeiro ou o segundo, não me lembro qual canal me levou ao que. Foi tudo ao mesmo tempo, essa é a verdade. =) Senti suprir um pouco a falta que eu tinha de falar com alguém a respeito do que eu leio. Pq pra maioria do mundo, é completamente inaceitável se divertir com uma leitura. A partir disso, senti vontade de fazer algo meu, de escrever as minhas impressões de leitura e de mundo. Mas nunca me atrevi a nada parecido. E, portanto, o pavor vem acompanhando o passo a dar. hahahahahahah

    Enfim, é só uma ideia que ainda não saiu do papel. Gosto bastante da maneira como vc escreve e estou sempre por aqui. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarinha...
      Eu fiquei assim quando descobri o canal da Tati Feltrin. Foram dias só assistindo aos vídeos dela! =)
      Ah, liberte-se do medo, fia! É bom, 'cê vai ver. ;)
      Muito obrigada, viu!

      Excluir
  9. ô querida, brigada por ter citado meu canal. Saudade "da boa" de voce. Até revi os seus vídeos indicados nos links. Eu acompanho basicamente os mesmos canais, realmente tá ficando difícil acompanhar todos, como acontecia antes. Menina, camera que só gravava dois minutos ?!? Tu é MacGyver? Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô lindona, não tem como não citar, né! ;)
      Opa! Mais MacGyver que eu, só a Ju. x)
      Beijão procê!

      Excluir
  10. Oi Pati! Menina....estava eu lendo o post e, de repente, não mais que de repente vi meu nome: óia, eu tô aqui! \o/ rs....fiquei tão lisonjeada...poxa...Que eu sou fã do seu canal, vc já sabe. Adoro a energia, a empolgação, os momentos de bronca (a empresa de energia melhorou? rs), as descobertas de livros lindos, o amor por Machado, enfim. Descobrir esse mundo dos blogs/vlogs literários foi uma delícia. Incluo os vídeos na minha vida como se fossem as minhas amadas séries: não perco um! Além disso, gravar se tornou divertimento tb.
    Um beijo e um 2013 lindo,

    Nay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sua boba, gosto tanto do seu canal, oras!
      Menina, a Enersul continua a mesma porcaria de sempre. ¬¬
      Muito obrigada pelo comentário tão querido...
      Beijo procê! E um 2013 excelente!

      Excluir
  11. Já disse e vou repetir: youtube ficou muito mais divertido depois que encontrei você e ju (e as outras que encontramos no caminho ;)
    Um abração, e vamo que vamo (rumo a bienal! U-hu!!! ;)

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!!! Amei seu texto!!! É muito legal saber que em nosso país existem pessoas como você (e as demais citadas acima) que incentivam à leitura. Na verdade, estou acompanhando estes canais a pouco tempo, mas amei demais o seu canal o da Tati, o da Ju, o da Vevs e o da Luara. Por falar nisso, que estante é essa Pati?!!! Um dia quando crescer quero ter uma igual! Ah, e quanto aos desocupados que insistem em atrapalhar o trabalho de vocês, preocupa não, tem muito mais gente que admira e é extremamente apaixonada pelo trabalho de vocês! Beijos e PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Muito obrigada por seu comentário tão querido!
      Ah, menina... Eu passei a vida sonhando com essa estante. Agora quero mais um monte! x)
      Beijão procê!

      Excluir
  13. Oláa querida!!!!
    Como é bom assistir vocês!!!!!!!!
    A sua lista é a minha tb.
    Pati, é triste as pessoas que gostam de ser desagradáveis. Mas sei lá cada um é que tem de querer se melhorar. Tem coisas nesse mundo que segue uma regra parece, não sei, somente uma coisa que veio na minha mente. Vocês que crescem e cada dia melhor juntamente cresce as ervas daninhas. "Só se taca pedra em árvore que dá fruto." ;)(desculpe as frases feitas)
    Como vc disse blog literário tem muito né que delícia!!!! Humanamente impossível seguir todos, mas saber que existem e que as pessoas estão se expressando, escrevendo lendo é bom!
    A troca que tenho com vc e as meninas é Mastercard. (rsrs)
    Pati, as 3 loucuras que tenho na vida, os livros, cinema e viajar. Então, vou dizer onde navego caso vc queira passar por lá. De minha parte, enquanto não posso conhecer o mundo vou viajando com elas dos blogs de viajem... Depois se quiser te passo os de cinema ok!
    Bjk

    http://temavercomigo.com/
    http://www.viaggio-mondo.com/2007/08/america.html

    http://drieverywhere.net/categoria/ano-novo-e-resolucoes/
    http://www.viaggiando.com.br/2011/07/livros.html


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu bem...
      Como sempre, seu comentário tão querido e cheio de coisas boas, né!
      Ó, quero as dicas sim, hein!
      Beijão procê!

      Excluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...