terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Transformando um fichário velho em um caderno de planejamento.

Oi, tudo bem com você? Hoje eu estou no muquifo pra falar um 'cadinho sobre transformação de objetos, em especial de um objeto que estava triste e cabisbaixo aqui em casa: um fichário velho.

O ano letivo começou, e como eu estou trabalhando em três escolas, pensei que fazer um caderno para cada uma adicionaria muito peso à minha pobre bolsa sempre tão lotada.

Há algum tempo eu mostrei alguns dos meus cadernos de planejamentos encapados com recortes, você pode ver nesse post aqui: Meus cadernos de retalhos.

Daí que quando fui reformar meu fichário, tive a ideia de tirar fotos do processo, e trouxe aqui procês, esperando que possa ser útil. ;)

'Bora lá ver como transformar um objeto triste em um útil e alegre?

Você irá precisar de:
  • Um fichário [pode ser caderno também!];
  • Cola em bastão [a branca é ruim pois deixa bolhas de ar];
  • Tesoura;
  • Recortes de imagens e textos;
  • Fita adesiva transparente [ou papel contact se você for capaz de domá-lo!].

Eu não uso papel contact. Por quê? Porque ele me odeia!!! Desde sempre, para todo o sempre, amém! Nunca consigo colocar aquela porcaria daquele papel direito! Ele insiste em se agarrar a tudo ao redor, formar bolhas, enfim, um rebelde sem causa!

Eu gosto da fita transparente. Ela sim me ama e me respeita! Já faz bastante tempo que uso a fita como papel contact, e o bacana é que como ela é menor, dá pra ter mais controle na hora de colocar, e a tendência a formar bolhas de ar é bem menor...


Quanto ao processo... Você escolhe as imagens que mais gosta e depois vai testando o layout na superfície até encontrar um que fique bom. Eu tenho pastas e pastas com recortes. Sempre que vejo algo que me agrada recorto e guardo.

Quanto ao layout, dá um 'cadinho de trabalho pensar em como dispôr os recortes no papel, mas no final acaba valendo a pena!

Olha só como ficou a frente do fichário.


E agora a parte de trás.


Na parte de dentro, eu usei papéis coloridos pra separar as escolas, e na capa coloquei envelopes pra guardar aqueles papéis miúdos nos quais a gente teima em anotar coisas importantes e depois os perde na bagunça do caderno. Também guardo post its e outras coisas miúdas das quais posso precisar.

Parte da frente.


Parte de trás:


E aqui dá pra ver como ficou a lombada.


E esse é meu fichário de planejamento de 2013. Ao fim de cada bimestre, irei tirar as folhas usadas e guardá-las numa pasta, assim ele não fica tão pesado.

Espero que tenha sido útil, e que vocês também possam dar vida nova pr'aquele caderninho que fica tristonho jogado na gaveta.

Porque o que é feito por nossas mãos é sempre mais bonito e cheio de amor. ;)

Um beijo procês!

8 comentários:

  1. Mas que menina mais organizada! :)
    Adorei a ideia, Pati.

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo!! Gostaria de ser prendada assim!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo! E eu acho um charme personalizar assim nossas coisas.
    Eu e Clara fizemos dois álbuns de fotos com a técnica de scrapbook e fiquei fã. Agora você me deu vontade de voltar a fazer de uma forma mais personalizada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. vou fazer nos meus cadernos do semestre que vem...(tô de semestre atrasado, ele termina em março...)adoro suas dicas. Recebo no meu e-mail, mas venho sempre no blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu amei sua caligrafia!!! E sim, sua idéia é ótima!

    ResponderExcluir
  6. Eu também gosto de fita transparente!...

    ResponderExcluir
  7. Mas que menina prendada!!!
    Eu costumo colar recortes em capas de cadernos desde a 7a série, já consegui até trazer pro lado negro da força uma amiga que nesse semestre fez uma capa diferente pra cada caderninho (ela é doida e usa um caderno de 96 folhas pra cada disciplina, SUHAUSU) =D
    Contact me odeia também, ô bicho que me detesta... Fita larga transparente é bem mais prática!

    Beigos
    www.mauraparvatis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...