domingo, 31 de março de 2013

Feliz Mabon! [ou Feliz Páscoa pra você também! ;)]

Fonte da imagem

Embora hoje seja o dia em que o mundo cristão comemora a Páscoa e o renascimento de Jesus - um costume que eu compreendo e respeito completamente -, eu estou aqui para lhes desejar um feliz Mabon, que, na verdade, aconteceu no dia 21 de março.

O Mabom é a celebração do Equinócio de Outono, quando acontece a troca da vitalidade e do calor do Verão pelo tempo de reflexão e renovação do Outono, que é minha estação preferida.

O Outono é um período em que a Mãe Terra se prepara para a morte de seus frutos no Inverno, e para o florescimento de novos frutos na Primavera. É o período em que as velhas folhas, que já cumpriram seu papel neste Universo, caem para dar lugar a outras que virão também fazer a sua parte.



"Mabon é um momento de agradecer, sentarmos com nossos irmãos e relembrarmos as lutas trazidas pelo inverno que passou, o aprendizado vindo com a primavera, e as bençãos que vieram com o verão e suas colheitas. Neste momento a natureza se prepara para se reciclar , lançando sobre o chão as suas folhas, para dar à terra o alimento necessário para que esta se recomponha para o próximo plantio."

Penso que devemos sempre seguir o exemplo dos mais sábios, então, por que não seguir o exemplo da Natureza? Por que não jogar fora tudo o que é "ilegal, imoral e engorda" das nossas vidas, para que em seu lugar possamos deixar novos sentimentos fazerem parte de nós?

Nesse momento, em que dias e noites são iguais, podemos parar para agradecer aquilo que colhemos, e escolher o que iremos plantar no próximo ciclo. É hora de refletir, abrir espaço para novos pensamentos, novas ideias e, por que não?, novas pessoas...


Para aqueles que comemoram a Páscoa - ou o que, no paganismo, se entende por Ostara, o equinócio da Primavera -, hoje é um dia de agradecimentos pela vida. É dia de olhar para o céu, ou para o seu deus, e agradecer por mais uma oportunidade de renascer. É dia de renovação, de felicidade pela volta do Sol (ou, no caso dos católicos, de Jesus), de sorrir em agradecimento por poder sorrir.

Hoje não é só dia de comer chocolate. Hoje é dia de pensar em como estamos recebendo as bençãos do mundo, e, principalmente, em como as estamos retribuindo. Eu pretendo pensar nisso enquanto as folhas caem, e o vento frio leva embora as coisas ruins que estão no meu caminho.



Quanto a você, Feliz Páscoa! Ou Feliz Mabon! Não importa o nome, contanto que seja feliz!

Um beijo procês!

4 comentários:

  1. Outono também é minha estação preferida! Acho lindo e simbólico as folhas caindo, e como tu disse, dando espaço a outras que virão. Feliz páscoa pra ti! :*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patrícia!
    Não conhecia essa celebração, o outono é uma das épocas mais lindas ano, agora com esse significado a mais, passarei a enxergá-la com outros olhos :)

    Beigos e Feliz Mabon!
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
  3. Você é tão poeta quando escreve Paty que até eu que não sou tão fã de poesia fico enlevada! Morro de inveja (inveja boa, tá?) de pessoas que entendem e escrevem com poesia. Muito lindo seu post.

    Eu estou numa fase que não posso pensar muito por contas de coisas não muito legais que me tem acontecido, então é melhor não pensar por enquanto até a tempestade amenizar!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia! Adoro seus textos e seus vídeos. Sou estudante de Literatura.E fiquei surpresa por você mencionar o Mabon. Você é Wiccana? Eu sou ou já fui. Estou em um período de rebelde sem-causa. rsrs. Enfim, fiquei feliz por saber. Mabom também é o meu sabá preferido. Resolvi iniciar um blog porque preciso sair dessa fase perdida. Espero que o meu seja tão interessante como o seu. Obrigada pela inspiração!!!

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...