sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sobre viagens...

É provável que enquanto você lê este post eu esteja num avião, ou então colocando meus pés e minha alma na Cidade Maravilhosa. Hoje, 30 de agosto de 2013, vou pisar em solo carioca pela primeira vez na vida. Hoje, uma sexta-feira que não é qualquer, vou enfim conhecer, abraçar e apertar em carne e osso duas pessoas que se tornaram essenciais em minha vida [a/c Ju e Tati ;)]. Hoje, um dia que eu espero que seja quente [escrevo esse post numa segunda-feira com temperatura beirando 0º], vou, enfim, viajar, depois de tanto tempo em solo do Cerrado.

Faz tempo que não viajo, a não ser para minha cidade natal, Dourados, mas pra uma ocasião na qual preferia não ter ido... [Pra quem não sabe do que estou falando, explico um pouco aqui, nesse post]

Mas então, eu amo viajar. Amo sentar num ônibus, num avião, num carro e sair do lugar. Não só físico, mas também emocional. Quando saímos do nosso cotidiano [nem que seja por 3 dias, como vou fazer], saímos do ciclo vicioso da rotina. Dormimos mal, comemos mal e vivemos bem, muito bem, obrigada!

Viajar é se aventurar. Nem que seja só ir ali, na cidadezinha do interior, tomar um banho de rio. A gente já volta outro; mas só volta porque foi. Daí que a vida também é assim, só ganhamos quando tentamos, quando nos aventuramos.

É claro que a probabilidade de perder é ali, 50/50, mas certas coisas valem a pena. Certos momentos pedem para serem vividos, e nunca, nunca dão a garantia de que a gente não vá perder algo pelo caminho. Afinal, a gente sempre se perde no caminho. Mesmo naquele fim de semana em que você não colocou a cara pra fora do portão, e ficou aí, enfiado nas cobertas, comendo porcaria, vendo porcaria e pensando porcaria. Mesmo nesses dias a gente perde e ganha. Mesmo numa situação cômoda como essa a gente se perde e se ganha.

Agora, imagina se jogar numa viagem pra um lugar diferente, com gente diferente, costumes diferentes? É o máximo!

Recentemente, li o Peregrina de Araque, da Mariana Kalil, [Falei dele aqui ó!] no qual ela fala sobre sua viagem ao Oriente Médio. Me deu uma vontade de sair por aí, mochilão nas costas, vivendo sem amarras, despertadores, canetas vermelhas e diários de alunos.

Mas né, a gente tem uma rotina que não dá pra ser quebrada assim, de uma hora pra outra, pra sempre. O que não quer dizer que a gente não possa planejar, se preparar e contar os dias desesperadamente.

Eu já estou planejando outras viagens, e espero, do fundo do meu coração de gengibre, andar por esse país nos próximos meses. Carregar minha alma por aí, e voltar cheia de histórias, sensações e sentimentos novos.

Hoje estou no Rio de Janeiro. Viverei o Rio de Janeiro até Domingo pela manhã. Quando cantaremos e assopraremos as velas de mais uma volta da alma de Ju em torno do Sol.

Voltarei cheia de histórias pra contar, e, é claro, você estará convidado a ouvi-las.

Pra encerrar, não poderia escolher outra música que não essa lindeza que retrata como será minha chegada a tal da cidade que tem as mais belas praias e, mais que isso, os mais belos sonhos.


E então, 'bora viajar? 'Bora sair do lugar, e levar nossa alma pra passear?

Um beijo procês!

Ps: A quem interessar possa, estarei na Bienal do Livro do Rio no dia 31 de Agosto. Passarei o dia inteiro lá. Verei Maurício de Sousa [não sei se meu pobre coração vai resistir a tanta emoção!], Mia Couto e Hillé.
E, principalmente, estarei ao lado das minhas queridas amigas e dos companheiros que estiverem pelo caminho. Nos vemos lá?

3 comentários:

  1. Boa viajem Paty!! Sim viajar é ótimo, igual diz os Los hermanos '' Sair de casa já é uma aventura ''. Boa aventura aí no Rio, ( pra vocês quer dizer ), desbravando á força da grávida, encima de um avião, isto é magnífico. :)

    http://caminhadoemmarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Patricia, aproveite bastante *--*
    Viajar é realmente TUDO DE BOM, amo amo amo :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que post delicioso... a gente viaja nas suas palavras...

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade!
'Bora prosear, porque esse blog também é seu.
Obrigada por sua visita, e por sua opinião.
Seu comentário será respondido aqui, nesse espacinho, assim que possível.
Um beijo procê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...